Início Economia Gravatal capacita MEIs para vender produtos e serviços à Prefeitura

Gravatal capacita MEIs para vender produtos e serviços à Prefeitura

IMAGEM PG Divulgação Notisul

Tempo de leitura: 3 minutos

Microempreendedores Individuais (MEIs) de Gravatal participaram da capacitação gratuita “Contrata Mais Gravatal”, realizada pela Sala do Empreendedor. A ação orientou pequenos empreendedores sobre como vender produtos e serviços para a Prefeitura e acessar oportunidades nas compras públicas municipais. Ao todo, 18 pessoas participaram do encontro, ocorrido na terça-feira, 14 de abril.

A proposta foi aproximar os pequenos negócios locais do mercado governamental e mostrar que a participação em processos de compra pode ser mais simples e acessível do que muitos empreendedores imaginam.

Capacitação apresentou passo a passo para acesso às compras públicas

Durante o encontro, os participantes receberam orientações práticas sobre cadastro no Contrata Mais Brasil e no Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (SICAF), identificação de oportunidades, documentação exigida e os principais cuidados para evitar erros que possam impedir a participação nas contratações públicas.

Segundo o agente de desenvolvimento da Sala do Empreendedor de Gravatal, Rodrigo Mendes Daufemback, a capacitação buscou mostrar de forma objetiva que vender para o poder público é uma possibilidade real para o microempreendedor local.

“Os participantes puderam aprender o passo a passo, desde a identificação das oportunidades de venda, quando a Prefeitura precisa comprar algo e há um fornecedor local apto a atender, até o cadastro da empresa nas plataformas onde acontece a oferta do produto ou serviço, os documentos necessários para participar e outras informações importantes para que o microempreendedor consiga efetivar um bom negócio e ter a Prefeitura como cliente”, destacou.

Encontro também esclareceu dúvidas fiscais e de formalização

Além das orientações sobre compras públicas, a programação abriu espaço para dúvidas frequentes dos empreendedores sobre formalização e obrigações fiscais. A contadora Dalvana Jasper participou da capacitação e abordou um tema de interesse dos participantes: a obrigatoriedade da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física para MEIs.

De acordo com Rodrigo, o encontro ajudou a esclarecer dúvidas sobre o funcionamento da plataforma, atividades permitidas, inscrição e elaboração de propostas. Ele também reforçou que a Sala do Empreendedor segue disponível para prestar suporte aos interessados.

“A maioria dos participantes era formada por MEIs interessados em saber sobre valores, oportunidades na plataforma Contrata Mais Brasil, quais são os CNAEs aptos a participar, como funciona a plataforma e como fazer a inscrição para efetuar uma proposta. Tudo isso foi explicado em um passo a passo. Também, muitos tinham dúvidas sobre a obrigação de fazer o Imposto de Renda sendo MEI ou não. O município está dando a oportunidade para que esses pequenos negócios participem das compras públicas, algo que antes era mais difícil para o MEI. Com o Contrata Mais Brasil, essa participação ficou muito mais simplificada, e a Sala do Empreendedor está disponível para ajudar sempre que possível”, afirmou.

Empreendedores que desejam receber orientação sobre cadastro, regularização e participação em compras públicas podem procurar a Sala do Empreendedor de Gravatal para atendimento e suporte.

Contato: (48) 92001-5915

Sair da versão mobile