Início Saúde Gravatal confirma 21º foco do mosquito da dengue em 2025

Gravatal confirma 21º foco do mosquito da dengue em 2025

IMAGEM Divulgação Notisul

 TEMPO DE LEITURA: 3 minutos

A Vigilância em Saúde de Gravatal confirmou, na última sexta-feira (19), a identificação do 21º foco do mosquito Aedes aegypti no município de Gravatal, em 2025. As larvas foram encontradas no bairro Jardim Andréia durante ações de monitoramento realizadas pela equipe de endemias. Este é o segundo foco registrado no bairro somente neste mês.

Verão favorece a proliferação do mosquito

De acordo com o agente de endemias André Avelino, as condições climáticas típicas do verão contribuem diretamente para a proliferação do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

“Com o calor e as chuvas de verão, o ciclo reprodutivo do mosquito acelera. Depósitos de água parada em terrenos, residências ou empresas tornam-se propícios para o desenvolvimento das larvas”, explica.

O período entre dezembro e março é considerado o mais crítico para o surgimento de novos focos, o que exige atenção redobrada da população e do poder público.

Saúde reforça alerta à população

A Vigilância em Saúde reforça que a prevenção é a principal forma de combate ao mosquito e que pequenas atitudes no dia a dia fazem a diferença. Segundo André Avelino, o envolvimento da comunidade é essencial para evitar novos registros.

“Podemos evitar o surgimento de novos focos se cada um fizer a sua parte”, destacou.

Entre as medidas recomendadas estão a eliminação de recipientes que acumulam água, a vedação correta de caixas-d’água, a limpeza frequente de ralos e calhas, o cuidado com vasos de plantas, o descarte adequado do lixo e o tratamento de piscinas e fontes com cloro.

Fiscalizações continuam no município

As ações de fiscalização, orientação e monitoramento seguem sendo realizadas no município. No próximo dia 29, novas inspeções estão programadas para reforçar o controle dos focos.

“Estamos em período sazonal e não paramos o trabalho. Reforçamos que o enfrentamento à dengue passa por atitudes simples, como aproveitar os momentos de folga para a limpeza de casas, quintais e terrenos”, finalizou o agente de endemias.

 Como evitar focos do mosquito

  • Elimine recipientes com água parada

  • Mantenha caixas-d’água bem vedadas

  • Limpe ralos, calhas e bandejas de ar-condicionado

  • Coloque areia nos pratos de vasos de plantas

  • Trate piscinas com cloro e mantenha-as cobertas

Sair da versão mobile