Gravatal Saneamento e Prefeitura emitem nota de esclarecimento sobre casa invadida por esgoto

FOTOS Gravatal Saneamento Divulgação Notisul

José Claudino, morador do bairro Bela Vista em Gravatal (SC), enfrentou novamente o refluxo de esgoto em sua residência, no último sábado, dia 18, conforme reportagem do Notisul. A primeira ocorrência foi na virada do ano. Nesta segunda-feira, dia 20, a Gravatal Saneamento abriu a tubulação para investigar as causas do refluxo da rede sobre a casa do contribuinte.

Nesta segunda ida ao local, técnicos da empresa responsável pelo serviço de esgoto no município informou que danos à tubulação, causados por obras de pavimentação, são a principal razão para os incidentes. O Notisul denunciou a situação por meio de duas reportagens, uma a cada inundação da casa por esgoto doméstico.

Entre os fatores agravantes, estão:

  • Redes clandestinas conectadas ao sistema, aumentando a vazão em dias de chuva.
  • Tubulação amassada, consequência das obras recentes.

Na última segunda-feira (20), a empresa realizou reparos e assumiu o compromisso de monitoramento da situação.

Saúde e segurança em risco: relato dos moradores

José Claudino relata que o esgoto ficou acumulado em sua casa por 40 horas, gerando danos irreversíveis a móveis, roupas e estruturas do imóvel. Além disso, o forte odor persiste, provocando mal-estar e dores de cabeça. Outros moradores da rua também temem pela saúde, especialmente pela falta de suporte da Gravatal Saneamento. A situação é ainda mais complicada devido à ausência de escrituras públicas de muitos imóveis na região, o que dificulta reivindicações formais e acesso a direitos.

Prefeitura reforça canais de denúncia

A Prefeitura de Gravatal, por meio do prefeito Clei Rodrigues, declarou ter cobrado uma solução da Gravatal Saneamento, mas reforça a necessidade de formalização das denúncias pelos canais oficiais:

  • Gravatal Saneamento: 0800 942 9080.
  • Ouvidoria da Prefeitura: (48) 3648-8000, disponível de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30.