Karen Novochadlo
Tubarão
As mamães que circulam na ala da pediatria do Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Tubarão, podem ter um descanso mais tranquilo. Um grupo de 35 voluntárias divide-se em visitas e para angariar fundos para melhorar o setor. A Associação das Voluntárias da Pediatria (Avope) atua há 17 anos na instituição, sobrevive de recursos das próprias integrantes e da boa ação de empresas.
A presidenta Terezinha May, a Lena, conta que o grupo também auxilia famílias de baixa renda. “Arrecadamos roupas para crianças que estão internadas. Além de fraldas e lanchinho para as mães”, relata. A Avope também alegra os pequenos com festinhas do Dia das Crianças, Páscoa, Natal…
As voluntárias não descansam e sempre se mobilizam para conseguir ventiladores, cadeiras e ajudar o hospital no que for necessário.
A associação surgiu quando um grupo de mulheres percebeu que as crianças precisavam de mais do que tratamento: amor, carinho e dedicação. Uma das histórias que mais emocionou Lena, que há quatro anos faz parte do grupo, foi a da pequena Vitória. A pequena tinha um câncer e sempre passava pela internação na ala da pediatria. Mesmo quando ficou sem visão, a menina não perdeu a capacidade de alegrar a todas as voluntárias.
No próximo dia 4, será realizado um jantar dançante para angariar fundos à ala. O evento será no Clube Santo Anjo (antigo Clube 29). O bufê será servidos por uma equipe do céu da Boca. Cada ingresso será vendido por R$ 75,00.