Tubarão
Mais de 150 mulheres de diversos grupos de mães e idosos de Tubarão e Treze de Maio participaram de uma confraternização que encerrou o ano de atividades do Grupo de Mulheres da Cooperativa Regional Sul de Eletrificação Rural (Coorsel). O encontro ocorreu na sede da cooperativa e contou com um jantar, entrega de brindes, sorteio de prêmios, bingo, chegada do Papai e Mamãe Noel e muita descontração.
As mulheres são beneficiadas atualmente com o apoio técnico e material em seus clubes onde desenvolvem trabalhos artesanais. O projeto existe há sete anos e a expectativa é aumentar, conforme o presidente da Coorsel, Ivanir Vitorassi. “Estamos satisfeitos de ver a integração entre as comunidades e a troca de conhecimento entre as mulheres. Algumas estavam com doentes e hoje estão felizes por meio das aulas que participam das nossas monitoras. Além disso, possuem uma renda extra pelo trabalho”, assegura Vitorassi.
O projeto atualmente conta com o apoio de duas monitoras que visitam os grupos de mães e auxiliam com técnicas e informações para a confecção das peças. “Temos muito a aprender. São adolescentes de 12 anos e senhoras de 82 anos. Elas ensinam muito mais e sempre com o carinho. Queremos agradecer ao presidente Vitorassi por manter esta grande iniciativa a partir da sua equipe. Tirar três horas por noite e estar com essas mulheres é sensacional “, conta a monitora Céia Alano, que atualmente coordena os trabalhos.
Entre as participantes, a professora aposentada Claudete Prevê Dela Vedova Simon. Moradora de Treze de Maio, há um ano participa das atividades. “Participar deste grupo me fez formar uma nova turma de amizades. Há outras conversas, outros assuntos, troca de receitas e educação dos filhos, por exemplo. Uma entidade que promove isso e valoriza o artesanato é maravilhoso”, destaca Claudete.
“É uma terapia e possibilita uma interação entre as amigas das comunidades. Como moramos no interior não temos muitas atividades para fazer apenas aquilo que estamos acostumadas diariamente, os trabalhos da casa e da roça”, enfatiza a agricultora e moradora da comunidade de Boa Vista, em Treze de Maio, Ana Nandi de Fáveri.
Janete Silva De Pieri Alano é coordenadora do Grupo de Mães do bairro Sertão dos Corrêas, em Tubarão, ela conta que foi nesta comunidade que iniciou a primeira turma do projeto mantido pela Coorsel. “Quando começamos queríamos resgatar aquelas mulheres que estavam ociosas e depressivas. Tivemos um apoio muito grande da Coorsel e procuramos a assistente social e psicólogas para iniciar as turmas. São donas de casa e aposentadas que hoje mudaram de vida”, lembra.
Orleans e Pedras Grandes
E a intenção é ampliar a ação junto aos grupos de mães de mais duas cidades de abrangência da cooperativa, porém, tudo depende de organização e interesse por parte das mulheres. “Não vou me dar por contente até formar grupos em Pedras Grandes e Orleans. As comunidades escolhem uma liderança, formam a equipe com no mínimo 14 mulheres e nos procuram. Disponibilizamos um professor que passa as técnicas totalmente gratuita, além de material. Para que o trabalho continue temos uma eleição entre janeiro e março de 2019 e espero continuar à frente da cooperativa. Com isso, esse trabalho será mantido e intensificado para possibilitar a essas mulheres condições de trabalho e muito conhecimento”, finaliza Vitorassi.