Esta será a 6ª edição do Bike Marathon, em Imbituba. A cada ano, a prova ganha mais destaque entre os eventos esportivos sediados no Litoral catarinense
Jailson Vieira
Imbituba
Se há alguns anos a presença de ciclistas femininas nas cidades, nas estradas ou nas trilhas era pouca ou rara, atualmente isso mudou de forma significativa. Não importa o local, pode ser em Tubarão, Imbituba, Estância Velha, Paris, na França ou em Turim… elas estão subindo em suas bicicletas, conquistando as ruas e provando que também podem pedalar com maestria.
Mulheres de todas as idades buscam esse entrosamento com o mundo do ciclismo, seja como mobilidade, esporte ou lazer, entrando cada vez mais neste universo antes dominado pelos homens. Muito preparadas, as mulheres do pedal têm figurado no mundo das competições, seja no mountain bike ou na estrada, e não é incomum elas “despacharem” muitos homens nas trilhas e estradas, provando que este e qualquer outro esporte é para todos.
As ciclistas Vera Lia, Fabiane Lopes, Aldrei Schmidt, Sandra Leonhardt, Mara Lenhard, Débora Silva, Débora Luz, Sirlei Mattje, Laís Flores e Paula Hoffmeister sairão pedalando de Estância Velha, no Rio Grande do Sul, no dia 19 do próximo mês, até Imbituba para prestigiar a 6ª edição do Bike Marathon, que ocorrerá na Praia do Rosa nos dias 21 e 22 de outubro. A cada ano, o Bike Marathon ganha mais destaque entre os eventos esportivos sediados no Litoral catarinense. Além das ‘Penélopes, a jovem Fernanda Junqueira, também do Estado vizinho, estará no evento, mas ela competirá.
De acordo com o organizador da prova, o mineiro João Sol Soares, de 37 anos, a cada edição o Marathon tem alcançado mais adeptos e a expectativa para este ano são de 800 participantes. “A competição surgiu para fomentar o turismo na baixa temporada e há seis anos tem sido sucesso. Nesta edição teremos algumas novidades e uma delas é a presença do grupo de mulheres do Rio Grande do Sul nos prestigiando. Ficamos muito felizes. Já temos um bom número de participantes, porém, nos dias que antecedem é que fecharemos o limite de 800 ciclistas”, prevê João.
A prova será dividida em 32 categorias e três diferentes percursos: dez, 32 e 42 quilômetros. Todos com largada e chegada no Mar del Rosa. No ano passado, cerca de 600 ciclistas pedalaram por diversas trilhas, praias e vielas da Baía.
Aldrei Letícia Schmidt, 38 anos
Pedagoga, professora de Educação Infantil.
Mora em São Leopoldo/RS
Pedala há 1 ano 4 meses
Débora Raquel Pinheiro da Luz, 34 anos.
Contadora/coach/instrutora de cursos e palestrante.
Mora em Estância Velha/RS
Pedala há 1 ano e 4 meses
Sandra Fabiane Leonhardt, 24 anos.
Educadora física
Mora em Estância Velha
Sirlei da Silva Mattje, 44 anos
Sócia de loja de bicicletas.
Mora em Portão/RS
Pedala há 2 anos
Vera Lia Pacini, 37 anos,
professora.
Mora em Estância Velha/RS
Pedala há 1 ano 6 meses
Débora Ferreira da Silva, 36 anos
Assistente Contábil
Mora em Estância Velha/RS
Fabiane Schein Lopes, 44 anos
Do lar.
Mora em Novo Hamburgo/RS
Pedala há 4 anos
Lais Sbardelotto Flores, 30 anos,
empresária.
Mora em Novo Hamburgo/RS Pedala há 1 ano e 4 meses
Mara Regina Petry Lenhardt, 50 anos.
Auxiliar financeira
Mora em Estância Velha/RS Pedala há 3 anos e 5 meses.
Paula Magali Jung, 37 anos
Auxiliar de produção.
Mora em Presidente Lucena/RS
Pedala há 1 ano 4 meses
Além das dez ciclistas, a jovem cabelereira e manicure Fernanda Junqueira, 30 anos , participará da prova em Imbituba. Ela realiza este exercício há quatro anos “Estou me preparando para minha primeira prova, o Bike Marathon, da Praia do Rosa. Tenho feito reforço muscular e procuro treinar de três ou quatro vezes por semana. Confesso que conforme os dias vão passando fico nervosa, mas acredito que com o apoio dos amigos, familiares e do marido (treinador e será minha dupla) completarei a prova e se Deus quiser estarei no pódio”, almeja.