Carolina Carradore
Tubarão
A lei é clara: todas as agências bancárias de Tubarão devem contar com guarda-volumes suficientes para atender a demanda de clientes. Porém, depois de três meses em vigor, período cedido às agências para se adequarem à nova regra, nenhum dos 15 bancos da cidade cumpriu a determinação. A informação é do fiscal da prefeitura José Carlos Cascaes. Ele e o colega Anderson Pereira iniciaram a notificação das agências ontem.
As 15 instituições financeiras terão 45 dias para implantar o guarda-volumes na entrada. Se após esse período a lei continuar a ser descumprida, será aplicada uma multa no valor de 12 Unidades Fiscais do Município (UFMs) por dia (cerca de R$ 983,28).
“Das 15 agências, apenas uma tem um equipamento semelhante. Porém o espaço é pequeno e não atende a necessidade dos clientes. Por isso este local também será notificado”, adianta Cascaes. Se for necessário, explica o fiscal, uma reunião será realizada para definir o padrão do guarda-volume nas instituições financeiras.
O projeto de lei, apresentado em 2007 na câmara de vereadores, é uma forma de agilizar o serviço prestado pela agência, já que evita o vai e volta na porta giratória. O banco deve disponibilizar as chaves gratuitamente enquanto os usuários estiverem utilizando os serviços.

