Karen Novochadlo
Laguna
O crescimento de Tubarão voltou a ser debatido na câmara de vereadores. Munidos de índices, os vereadores Jefferson Brunato (PSDB), líder de governo, e Dionísio Bressan Lemos (PP) tiveram uma pequena discussão na tribuna na segunda-feira. Mas a briga de números é antiga.
Tudo começou quando Dionísio afirmou, há três semanas, em entrevista ao Notisul, que Sangão e Imbituba ultrapassariam Tubarão em crescimento, se a administração do município não adotasse alguma medida. O assunto virou tema de debate entre os vereadores. Nesta semana, Jefferson trouxe a colocação tubaronense no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). “Tubarão ocupa a 61ª posição, Criciúma a 203ª. Sangão nem aparece na lista dos 250 municípios do país com maior IDH”, revelou ontem ao Notisul. O índice é calculado por um órgão da Organização das Nações Unidas (ONU). São levados em conta expectativa de vida ao nascer, educação e PIB (PPC) per capita.
Dionísio rebateu a discussão com os índices de Desenvolvimento Municipal do ano passado. Os cálculos são realizados pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjam) e indicam desenvolvimento humano, econômico e social de todos os 5.564 municípios. “Em 2009, Tubarão estava em 3º lugar em Santa Catarina e 56º no país. No ano passado, estava em 12º e 144º. Os outros municípios que passaram à frente não cresceram, Tubarão é que diminuiu”, revela Dionísio. E ainda continua com o assunto ao dizer que a Cidade Azul perde muitas oportunidades e bônus do crescimento.