terça-feira, 28 outubro , 2025

Hagibis: 49 pessoas morreram, 14 estão desaparecidas e 204 feridas

O Tufão Hagibis provocou no Japão precipitações recordes de chuva, deixando várias pessoas mortas e causando sérias destruições, inclusive de moradias. Pelo menos 49 pessoas morreram, 14 estão desaparecidas e 204 foram feridas.

O Ministério dos Transportes, Infraestrutura e Turismo declarou que diques ao longo de 21 rios foram destruídos.

Na província de Nagano, noroeste de Tóquio, um dique se rompeu no Rio Chikuma, causando inundação em ampla área. Muitas pessoas ficaram presas em suas casas. Helicópteros de socorro retiraram essas pessoas pelo telhado.

Uma mulher que foi socorrida disse: ” tudo em minha casa foi levado pela água, em frente de meus olhos. Foi uma noite de horror. Sou uma pessoa de sorte, porque continuo viva.”

Uma ponte em uma estrada de ferro caiu no rio, e as águas da tempestade prejudicaram os serviços ferroviários. Uma garagem de trens, da linha do trem-bala Hokuriku Shinkansen, foi inundada. A East Japan Railways, ou JR Leste, diz que dez trens, num total de 120 vagões, foram danificados.

A tragédia chegou também à Província de Fukushima, onde uma mulher de aproximadamente 70 anos caiu durante uma operação de socorro por helicóptero e morreu O Departamento de Combate a Incêndios de Tóquio disse que o pessoal de socorro esqueceu de fixar dispositivo de segurança no corpo da vítima.

Esforços de socorro continuam. A extensão total dos danos ainda não é conhecida. As pessoas estão sendo aconselhadas a permanecer cautelosas contra inundações de rios e ficar em alerta para enfrentar possíveis deslizamentos de terra.

Energia elétrica

Em Tóquio e oito províncias do entorno, 55.800 residências ainda estavam sem energia elétrica nesta segunda-feira devido à passagem do tufão.

A Companhia de Energia Elétrica de Tóquio (Tepco) trabalha para consertar instalações de transmissão danificadas por alagamentos. Em conjunto com o Ministério da Economia, Comércio e Indústria, a Tepco enviou geradores móveis para alguns hospitais e centros de evacuação.

A empresa espera que a eletricidade seja restaurada até quarta-feira (16) em 90% das áreas afetadas. Ela pede que as pessoas desliguem os disjuntores, e alerta a todos para que não liguem aparelhos eletrônicos molhados.

Trabalho de socorro

O governo japonês declarou que o trabalho de busca e socorro de vítimas será mantido sem interrupção.

O governo também prometeu melhorar as condições nos centros de evacuação e abrigos sem esperar por solicitações dos governos locais.

Na tarde desse domingo (13), o premiê Shinzo Abe participou de reunião de força-tarefa do governo, criada para atender às necessidades da população afetada.

O governo enviou equipes para as província de Miyagi, Fukushima, Saitama, Ibaraki, Tochigi e Nagano, a fim de monitorar a situação e coletar informação sobre danos.

Foto: Kyodo/Reuters/Divulgação 

Continue lendo

Região Sul recebe mais de R$ 3,2 milhões em emendas participativas do deputado Mário Motta

A região Sul de Santa Catarina foi contemplada com R$ 3.284.833,04 em investimentos do Edital de Emendas Participativas do deputado estadual Mário Motta (PSD)....

Pelo Estado – Alesc Itinerante em Balneário Camboriú

 Nesta terça, 28, e quarta-feira, 29, as atividades parlamentares serão realizadas na cidade de Balneário Camboriú, dentro do projeto 'Alesc Itinerante', que percorre as...

Otávio Piva deixa Secretaria de Saúde de Tubarão

O secretário Municipal de Saúde de Tubarão, Otávio Piva, pediu exoneração do cargo nesta terça-feira (28). O pedido foi apresentado ao prefeito Estêner Soratto,...

Brasileiros concorrem a prêmio de melhor árbitro do mundo em 2025

Os brasileiros Raphael Claus (Fifa/SP) e Wilton Pereira Sampaio (Fifa/GO) estão entre os 25 indicados ao prêmio de melhor árbitro do mundo em 2025,...

João Fonseca vence Shapovalov de virada e avança no Masters 1.000 de Paris

Menos de 48 horas após conquistar o título do ATP 500 da Basileia, o brasileiro João Fonseca, de 19 anos, voltou às quadras com...

Intoxicação por refrigerante em SC: laudo preliminar não detecta substâncias

O laudo preliminar do Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Santa Catarina (CIATox) não encontrou nenhuma substância suspeita no refrigerante consumido por 12...

Crise do metanol completa um mês com 15 mortes confirmadas

A crise do metanol no Brasil completou um mês nesta segunda-feira (27) com 58 casos confirmados e 15 mortes por intoxicação decorrente do consumo...

Lagunense é campeão mundial de powerlifting em Camboriú

O atleta lagunense Yuri Rafael conquistou o título de campeão mundial de powerlifting no Powerlifting World Championship, realizado no último fim de semana em...
×

Olá!

Clique no contato abaixo para conversar conosco.

× Converse no Whatsapp