FOTO Divulgação Notisul
Comemoração marca avanços e investimentos que reforçam o papel do Hemosc na saúde pública catarinense; só em 2025 já foram coletadas mais de 72 mil bolsas de sangue.
Unidade de Florianópolis recebe celebração dos 38 anos
O Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc) completou neste sábado, 20 de julho, 38 anos de dedicação à vida e à saúde pública. A comemoração ocorreu na sede da instituição em Florianópolis e reuniu colaboradores, direção, representantes da Secretaria de Estado da Saúde, da FAHECE e autoridades convidadas. O evento celebrou o compromisso com a excelência em hemoterapia e hematologia, destacando conquistas e avanços recentes.
Investimentos passam de R$ 9 milhões nos últimos dois anos
Nos últimos dois anos, o Hemosc recebeu mais de R$ 9 milhões em investimentos, que resultaram em melhorias na infraestrutura, aquisição de novas tecnologias e ampliação da rede de atendimento. Entre os destaques do período:
-
Inauguração da nova unidade de coleta em Tubarão
-
Criação da agência transfusional no Hospital Hans Dieter Schmidt, em Joinville
-
Aquisição de novas vans para transporte de doadores
-
Compra de equipamentos técnicos e tecnologia de ponta
Essas ações visam garantir mais conforto aos doadores e agilidade no atendimento aos pacientes.
Nova unidade de Itajaí e ampliação do atendimento
A próxima grande entrega será a unidade de coleta e distribuição de sangue em Itajaí, que está prestes a ter as obras iniciadas. O objetivo é aumentar a presença regional e facilitar o acesso à doação.
“Estamos acelerando os investimentos para garantir qualidade no atendimento em todas as áreas da Saúde. O Hemosc é uma referência e nosso dever é garantir os recursos para que ele siga inovando”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi.
Rede consolidada e atuação reconhecida em todo o Estado
Com uma equipe de 758 colaboradores, o Hemosc está presente em sete hemocentros (Florianópolis, Criciúma, Chapecó, Joaçaba, Lages, Blumenau e Joinville), duas unidades de coleta (Tubarão e Jaraguá do Sul) e oito agências transfusionais.
De janeiro a junho de 2025, foram coletadas cerca de 72.700 bolsas de sangue, resultando em mais de 9 mil transfusões em todo o estado. Para ampliar a captação, foram realizadas 39 coletas externas em diferentes municípios catarinenses.
Certificações e reconhecimento nacional
O Hemosc é o único hemocentro do Brasil com três certificações de qualidade:
-
ISO 9001:2015
-
ONA Nível I em toda a Hemorrede
-
AABB/ABHH na unidade de Florianópolis
Além disso, é referência técnica na Região Sul na realização do teste NAT e está habilitado para o fornecimento de plasma excedente para fracionamento industrial.
“O Hemosc vai além da doação de sangue. Atuamos também no atendimento ambulatorial, em laboratórios especializados, no ensino e na pesquisa”, destacou a diretora-geral, Patrícia Carsten.