FOTO Divulgação Notisul
Comemoração marca avanços e investimentos que reforçam o papel do Hemosc na saúde pública catarinense; só em 2025 já foram coletadas mais de 72 mil bolsas de sangue.
Unidade de Florianópolis recebe celebração dos 38 anos
O Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc) completou neste sábado, 20 de julho, 38 anos de dedicação à vida e à saúde pública. A comemoração ocorreu na sede da instituição em Florianópolis e reuniu colaboradores, direção, representantes da Secretaria de Estado da Saúde, da FAHECE e autoridades convidadas. O evento celebrou o compromisso com a excelência em hemoterapia e hematologia, destacando conquistas e avanços recentes.
Investimentos passam de R$ 9 milhões nos últimos dois anos
Nos últimos dois anos, o Hemosc recebeu mais de R$ 9 milhões em investimentos, que resultaram em melhorias na infraestrutura, aquisição de novas tecnologias e ampliação da rede de atendimento. Entre os destaques do período:
Inauguração da nova unidade de coleta em Tubarão
Criação da agência transfusional no Hospital Hans Dieter Schmidt, em Joinville
Aquisição de novas vans para transporte de doadores
Compra de equipamentos técnicos e tecnologia de ponta
Essas ações visam garantir mais conforto aos doadores e agilidade no atendimento aos pacientes.
Nova unidade de Itajaí e ampliação do atendimento
A próxima grande entrega será a unidade de coleta e distribuição de sangue em Itajaí, que está prestes a ter as obras iniciadas. O objetivo é aumentar a presença regional e facilitar o acesso à doação.
“Estamos acelerando os investimentos para garantir qualidade no atendimento em todas as áreas da Saúde. O Hemosc é uma referência e nosso dever é garantir os recursos para que ele siga inovando”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi.
Rede consolidada e atuação reconhecida em todo o Estado
Com uma equipe de 758 colaboradores, o Hemosc está presente em sete hemocentros (Florianópolis, Criciúma, Chapecó, Joaçaba, Lages, Blumenau e Joinville), duas unidades de coleta (Tubarão e Jaraguá do Sul) e oito agências transfusionais.
De janeiro a junho de 2025, foram coletadas cerca de 72.700 bolsas de sangue, resultando em mais de 9 mil transfusões em todo o estado. Para ampliar a captação, foram realizadas 39 coletas externas em diferentes municípios catarinenses.
Certificações e reconhecimento nacional
O Hemosc é o único hemocentro do Brasil com três certificações de qualidade:
ISO 9001:2015
ONA Nível I em toda a Hemorrede
AABB/ABHH na unidade de Florianópolis
Além disso, é referência técnica na Região Sul na realização do teste NAT e está habilitado para o fornecimento de plasma excedente para fracionamento industrial.
“O Hemosc vai além da doação de sangue. Atuamos também no atendimento ambulatorial, em laboratórios especializados, no ensino e na pesquisa”, destacou a diretora-geral, Patrícia Carsten.