Tubarão
O Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC) inicia na próxima semana a construção de sua Unidade de Radioterapia – um dos grandes projetos da Instituição para sanar os principais anseios da comunidade de Tubarão no tratamento oncológico. A Unidade de Radioterapia estará localizada em um terreno em frente ao Hospital, na esquina da Rua Padre Bernardo Freuser com a Rua Vidal Ramos. As obras da nova unidade devem durar cerca de um ano e não irão impactar no atual atendimento do HNSC.
Segundo a diretora executiva do Hospital, Patrícia de Toledo, a Unidade beneficiará os moradores da região que estão em tratamento e necessitam de radioterapia. “Ao integrarmos uma unidade de radioterapia avançamos na oferta de serviços para os pacientes que necessitam deste tratamento e que não mais precisarão se descolorar para outras cidades, fortalecendo nossa Instituição que já é referência em oncologia na região”, destaca a diretora.
Plano de Expansão da Radioterapia no Sistema Único de Saúde (SUS)
O Plano de Expansão da Radioterapia no Sistema Único de Saúde (SUS), do Ministério da Saúde (MS), prevê ampliar a assistência oncológica a pacientes atendidos por diversos hospitais regionais do país. Para isso, o MS investiu na compra de 80 aceleradores lineares, utilizados em procedimentos de radioterapia para o tratamento de diversos tipos de câncer, e irá custear as obras necessárias nos hospitais para garantir a infraestrutura necessária e ampliar a oferta do serviço aos pacientes do SUS.
O HNSC foi incluído em 2012 na relação de hospitais que compõem o Plano de Expansão da Radioterapia em Santa Catarina. Desde então, o projeto de implantação passou por inúmeras readequações até chegar na atual proposta. Recentemente, representantes do Ministério da Saúde, membros da diretoria da instituição e profissionais das empresas responsáveis pela execução e fiscalização das obras se reuniram na sede do hospital para finalizar essa proposta e planejar o início da construção. Ainda, ficou acordado que serão realizadas reuniões semanais para avaliar o andamento do trabalho e garantir para que tudo transcorra de forma ordenada.
Sobre Hospital Nossa Senhora da Conceição
Fundado em Tubarão em 1904 pelas Irmãs da Divina Providência, o Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC) é o maior hospital de Santa Catarina em número de leitos, totalizando 395, e oferece mais de 40 especialidades. A instituição é referência como hospital geral para o Sul de Santa Catarina, atendendo toda a região da Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel) e, em algumas especialidades, as regiões da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec) e Associação dos Municípios do Extremo Sul de Santa Catarina (Amesc).
Desde 2015 é administrado pela Associação Congregação de Santa Catarina, entidade filantrópica que atua em todo o Brasil. O HNSC conta com um moderno centro de diagnóstico por imagem e procedimentos de alta complexidade, além de ser integrante da Rede Nacional de Pesquisa Clínica, sendo também um hospital de ensino. De 2001 até o momento mantém o título de ‘Hospital Amigo da Criança’, do Ministério da Saúde, e disponibiliza o Disque-Amamentação, serviço gratuito de informações sobre amamentação para toda a comunidade da região.
Sobre a Associação Congregação de Santa Catarina (ACSC)
Com mais de 120 anos de atuação no Brasil, a Associação Congregação de Santa Catarina (ACSC) é responsável pela administração de 24 entidades em três segmentos de atuação: Educação, Saúde e Assistência Social. A ACSC criou um modelo de negócio no qual a totalidade do superávit, após satisfeitas as necessidades de investimentos e segurança financeira, é destinada para obras sociais, a fim de executar dignamente suas atividades e acolher cada ser humano na sua integralidade, conciliando eficácia organizacional, compromisso com as necessidades das comunidades e valores cristãos.
Ao todo, são mais de 13.000 colaboradores distribuídos em diversas instituições de saúde, mantendo inúmeros estabelecimentos de ensino e acolhendo crianças, adultos e idosos em espaços assistenciais, com atendimento humanizado e serviços de qualidade para milhares de pessoas em sete estados brasileiros (Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo). Atualmente, na área de educação, as instituições da ACSC oferecem ensino de qualidade a mais de 4.800 alunos, sendo 22% deles bolsistas. As entidades de saúde atendem mais de 630 mil pacientes/dia no ano e possuem 74% dos serviços conveniados ao SUS. Na assistência social, mais de 700 beneficiários são atendidos nas entidades.