Zahyra Mattar
Tubarão
Desde o dia 25 do mês passado, profissionais da saúde estão à “caça” de idosos, crianças entre 6 meses e menos de 2 anos e gestantes. Esta semana, foi a vez de correr atrás dos doentes crônicos. O objetivo: vacinar o maior números de pessoas contra a gripe.
A dose aplicada gratuitamente no sistema de saúde pública este ano é polivalente. Imuniza contra H1N1, H3N2 e influenza B. Para facilitar o trabalho, o Ministério da Saúde estendeu a campanha para todos destes grupos até hoje.
Então, quem ainda não recebeu a sua dose deve procurar o posto de saúde do seu bairro e garantir um inverno mais tranquilo. Até a tarde de ontem, o Ministério da Saúde não havia sinalizado que irá prorrogar novamente o prazo.
Também não há informações se as doses remanescentes serão remanejadas para imunizar outros grupos. Em Tubarão, até as 15h30min de ontem, havia sido vacinadas 13.281 pessoas (cerca de 85% do público-alvo). Na Grande Tubarão, apenas três município atingiram os 100% de cobertura: Braço do Norte, Capivari de Baixo e São Ludgero.
Outros três não alcançaram o percentual recomendado pelo Ministério da saúde, que é o de imunizar 80% da população alvo: Grão-Pará, Gravatal e Imbituba. Nas outras cidades, os índices ficaram dentro do estipulado.