Iemanjá é um dos orixás das religiões afro-brasileiras. Comemora-se o dia da “Rainha do Mar” em 2 de fevereiro com uma grande festa em seu nome. Milhares de pessoas se vestem de branco e vão às praias depositar oferendas, como espelhos, joias, comidas, perfumes e outras objetos.
Inicialmente, o Dia de Iemanjá era comemorado com a Igreja Católica porque o 2 de fevereiro também é dia de Nossa Senhora da Conceição. Porém, nos anos 60, houve uma reação da Igreja, que começou a considerar a celebração um culto pagão. Atualmente, a data conta com devotos do candomblé e da umbanda, em sua maioria.
No dia de Iemanjá também é celebrado o Dia de Nossa Senhora dos Navegantes, uma santa católica. No Rio Grande do Sul e em Santa Catarina ainda existe esse sincretismo entre Iemanjá e Nossa Senhora dos Navegantes (por isso algumas imagens de Iemanjá são representadas por uma mulher branca, uma referência a santa católica). No Rio de Janeiro Iemanjá é sincretizada com Nossa Senhora da Glória.
Acompanhe fatos importantes da história que aconteceram dia 2 de fevereiro em outros anos:
1536 – Pedro de Mendoza funda na costa do Plata o Porto de Santa María da Buen Aires.
1542 – Uma expedição de 50 homens de Francisco de Orellana descobre o rio Amazonas.
1594 – Morre Giovanni Pierluigi, o “Palestrina”, compositor italiano.
1653 – Nova Amsterdam, mais tarde chamada Nova York, adquire a categoria de cidade.
1825 – Os governos de Buenos Aires e britânico firmam um tratado contra o tráfico de escravos.
1841 – El Salvador se constitui em república unitária e independente das outras repúblicas da América Central.
1848 – É firmado o Tratado de Guadalupe Hidalgo, que põe fim à guerra entre EUA e México. O México cede aos EUA a Califórnia, o Arizona, o Texas e o Novo México.
1882 – Nasce James Joyce, escritor irlandês.
1885 – O general Justo Rufino Barrios proclama na Guatemala a união da América Central.
1913 – É inaugurada em Nova York a maior estação ferroviária do mundo.
1920 – A Rússia reconhece a independência da Estônia.
1926 – Nasce Valéry Giscard d’Estaing, ex-presidente da França.
1931 – Nasce James Dean, ator norte-americano de “Dançando na chuva”.
1932 – A cidade de Santiago de Cuba é destruída por um terremoto.
1937 – Nasce Eric Arturo del Valle, ex-presidente do Panamá.
1940 – É realizada em Belgrado a Conferência de Paz dos Estados balcânicos.
1957 – É inaugurada, nos Estados Unidos, a Leo Castelli Gallery, destinada a ser o centro universal da arte pop.
1959 – Indira Gandhi é nomeada presidente do Partido do Congresso da Índia.
1964 – A sonda norte-americana Ranger VI chega à Lua.
1976 – São roubados 119 quadros da última fase de Picasso no palácio dos Papas de Aviñón.
1981 – Equador e Peru fazem um aocrdo de cessar-fogo em seu conflito fronteiriço.
1985 – Os restos humanos hispano-americano mais antigos do mundo, com 31 mil anos, são encontrados em um rancho situado a cerca de 60 Km de San Luis de Potosí (México).
1987 – Um ataque aéreo iraquiano contra a cidade de Mianeh, no Irã, mata 79 alunas de duas escolas locais.
1994 – Um trem descarrilha no Zaire e deixa pelo menos 200 mortos.
1996 – Morre Gene Kelly, ator e bailarino norte-americano.
1997 – Morre Chico Science, um dos fundadores do movimento Manguebeat
1999 – O ex-tenente-coronel Hugo Chávez, líder de um fracassado golpe de Estado em 1992, jura seu cargo como presidente da Venezuela.
2001 – O presidente Gustavo Noboa decreta estado de emergência no Equador, como resposta às mobilizações indígenas.
