Em 26 de junho, Dia Nacional do Diabetes, HNSC destaca a importância do diagnóstico precoce e dos cuidados para evitar complicações da doença
Nesta quarta-feira, 26 de junho, o Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), em Tubarão, aproveita o Dia Nacional do Diabetes para alertar a população sobre os riscos dessa doença silenciosa, que atinge mais de 16 milhões de brasileiros, segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes. A iniciativa visa reforçar a importância do diagnóstico precoce, do acompanhamento médico e da adoção de hábitos saudáveis para evitar complicações graves.
Doença crônica silenciosa pode afetar um em cada três sem diagnóstico
De acordo com o endocrinologista Dr. Willian Cassuriaga Aymone, do HNSC, o diabetes muitas vezes evolui de forma silenciosa. “Cerca de 1 em cada 3 pessoas com diabetes não sabe que tem a doença. Os sintomas podem ser sutis ou demorar a aparecer, como sede em excesso, urina em grande quantidade, perda de peso e visão embaçada”, explica.
A doença é caracterizada pela alta concentração de glicose no sangue, causada por falhas na produção ou no uso da insulina, hormônio que regula o açúcar no organismo. Há três tipos principais de diabetes:
- Tipo 1 – condição autoimune, geralmente diagnosticada na infância ou adolescência, com necessidade de uso diário de insulina;
- Tipo 2 – o mais comum, está ligado a hábitos de vida e representa cerca de 90% dos casos;
- Diabetes gestacional – ocorre durante a gravidez e precisa de controle para evitar riscos à mãe e ao bebê.
Brasil está entre os seis países com mais casos de diabetes
Com mais de 16 milhões de casos confirmados, o Brasil está entre os países com maior incidência de diabetes no mundo. O avanço da obesidade, do sedentarismo e a má alimentação contribuem diretamente para esse cenário preocupante. E o que chama a atenção é o número crescente de casos entre crianças e adolescentes, principalmente do tipo 2, impulsionado pelo aumento da obesidade infantil.
Controle da glicemia é essencial para evitar complicações graves
O diabetes exige controle rigoroso dos níveis de glicose no sangue, realização de exames periódicos, uso de medicamentos e acompanhamento com profissionais de saúde. Caso não seja controlada, a doença pode causar:
- Problemas no coração e circulação;
- Complicações renais e hepáticas;
- Perda de visão e lesões oculares;
- Danos aos nervos e membros inferiores.
Neste Dia Nacional do Diabetes, o HNSC reforça que prevenir é sempre o melhor caminho. A informação pode salvar vidas, e a mudança de hábitos pode fazer toda a diferença na prevenção e no controle da doença.