FOTOS TSE Reprodução Notisul
Três catarinenses foram selecionados para participar da 8ª edição do Teste Público da Urna (TPU), promovido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O evento ocorre entre os dias 1º e 5 de dezembro, em Brasília, e tem como objetivo testar e aprimorar a segurança dos sistemas eletrônicos de votação no Brasil.
Ao todo, 148 pessoas foram aprovadas para realizar testes nos equipamentos utilizados nas eleições brasileiras, com a missão de identificar vulnerabilidades e contribuir para o aperfeiçoamento do processo eleitoral.
Entre os selecionados está Adailton Luis Padilha, coordenador administrativo do Centro de Ciências Tecnológicas da Udesc, que participará na categoria individual. Já na categoria em grupo, foram aprovados Samuel de Souza Evangelista, ouvidor-geral do IFSC, e Bruna Heloísa Silva Raiol, professora da unidade de Tubarão, da mesma instituição.
Compromisso com a democracia
Adailton vê na participação uma oportunidade de aplicar, na prática, seus conhecimentos sobre segurança da informação:
“Acredito que a segurança de sistemas eletrônicos é uma área crítica e que a colaboração entre a academia e órgãos públicos é fundamental para garantir a confiança da sociedade.”
Samuel e Bruna representarão o Instituto Federal de Santa Catarina, motivados pela experiência com uso de urnas em eleições institucionais do IFSC.
“É uma oportunidade valiosa de contribuir com a transparência e credibilidade do sistema eleitoral brasileiro”, destacou Samuel.
“Participar de iniciativas que fortalecem a democracia é gratificante e me motiva a continuar atuando nesse campo”, completou Bruna.
O que é o Teste Público da Urna?
Realizado desde 2009 em anos não eleitorais, o Teste Público da Urna convida especialistas em Tecnologia da Informação para testar a integridade, confiabilidade e segurança das urnas eletrônicas. Em 2025, o evento registrou um recorde de inscrições, com 151 interessados. Após análises, 148 participantes foram confirmados.
Outro destaque da edição deste ano é o crescimento da participação feminina. Das pessoas aprovadas, 40 são mulheres, número superior ao da edição de 2023, quando apenas seis participaram.
Antes da realização dos testes em dezembro, os participantes precisam enviar planos de teste e documentos complementares entre 6 e 24 de outubro. A lista final de aprovados nesta etapa será divulgada no dia 14 de novembro.
A programação será transmitida ao vivo no canal da Justiça Eleitoral no YouTube, promovendo total transparência ao processo.

