Silvana Lucas
Tubarão
A campanha de vacinação contra a gripe, que iniciou ontem, segue até o próximo dia 9 em todas as regiões do Brasil, adesão que foi demonstrada pela quantidade de doses aplicadas no primeiro dia em Tubarão, mesmo com o tempo chuvoso.
“Acredito que aplicamos em mais de 200 pessoas”, conta a técnica em enfermagem da policlínica, Greissy Kelly Franciscone, em contagem realizada antes das 18 horas, horário de fechamento da unidade.
Conforme a técnica em enfermagem, já estão disponíveis, nas unidades de saúde da Cidade Azul e região, dez mil doses, número que deverá aumentar com a chegada de mais vacinas, já que a meta do governo municipal é imunizar 32 mil pessoas.
Para a aposentada Maria Luciano, de 80 anos, tomar a vacina no início da campanha contribui para a imunização mais rápida. “Saí de casa mesmo com o tempo ruim para que logo chegue o frio e eu esteja protegida”, espera Maria.
Para Maiara Ferreira dos Santos, gestante, de 26 anos, que trouxe o filho, Augusto Knabben, de 2 anos e 8 meses, e Maria Gorete Menegaz, de 55 anos, mesmo com a dose injetável, mãe e avó resolveram mostrar para o pequeno que a imunização ainda é o melhor remédio.
Quem pode receber a dose
A meta do Ministério da Saúde é imunizar 49,6 milhões de pessoas dos chamados “grupos prioritários”: Crianças de 6 meses a 5 anos, idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, povos indígenas, gestantes, mulheres com até 45 dias após o parto, presos, funcionários do sistema carcerário, pessoas com doenças crônicas e condições clínicas especiais.

