O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) retoma, a partir desta sexta-feira (23), a autorização para concessão de novos empréstimos consignados. Agora, para contratar, aposentados e pensionistas precisam cadastrar seus dados biométricos na plataforma Meu INSS. A medida tem como objetivo reforçar a segurança, corrigir falhas nos processos e impedir fraudes envolvendo benefícios.
A nova exigência foi formalizada em despacho assinado pelo presidente do INSS, Gilberto Waller Junior, e publicado no Diário Oficial da União na segunda-feira (19). Desde o dia 8, as concessões estavam bloqueadas.
Decisão atende a determinações do TCU
O bloqueio anterior atendeu a uma determinação do Tribunal de Contas da União (TCU), que investiga irregularidades em descontos não autorizados em folhas de pagamento. A Corte identificou falhas nas autorizações de descontos para mensalidades de sindicatos e também em empréstimos consignados.
O TCU exigiu a inclusão de assinatura eletrônica avançada e biometria nos processos
O INSS chegou a recorrer, alegando já ter mecanismos de controle eficientes
O recurso foi negado, e o instituto precisou se adequar à decisão
Objetivo é mapear falhas e reforçar segurança
O INSS afirma que a identificação biométrica será usada para avaliar e aprimorar os serviços de desbloqueio de benefícios. A proposta é mapear vulnerabilidades operacionais e aplicar medidas corretivas para garantir mais conformidade e proteção aos beneficiários.
INSS alerta sobre golpes e canais oficiais
A autarquia também fez um alerta à população. O INSS não solicita informações por redes sociais ou aplicativos como o WhatsApp, e não pede envio de documentos, fotos, senhas ou dados bancários por esses meios.
Os beneficiários devem acessar serviços e informações apenas pelos canais oficiais:
Site Meu INSS
Aplicativo Meu INSS
Telefone 135