quarta-feira, 28 janeiro , 2026

Veja regras para ser instrutor de CNH sem vínculo com autoescola

O Ministério dos Transportes divulgou, nesta semana, as regras para atuação de instrutores autônomos de trânsito, que poderão oferecer aulas práticas de direção sem vínculo com autoescolas. A categoria faz parte das mudanças no processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), atualmente em consulta pública até 2 de novembro de 2025.

Formação obrigatória

Para atuar como instrutor autônomo, o interessado precisará realizar um curso específico de capacitação, que terá foco em técnicas pedagógicas, legislação de trânsito e condução segura.

O curso incluirá uma prova de avaliação, e apenas os aprovados receberão certificado de conclusão. O instrutor deverá ser capaz de orientar o aluno sobre regras de circulação, segurança viária e comportamento no trânsito.

Após o curso, o profissional deverá obter autorização do Detran de seu estado e será registrado no Ministério dos Transportes, que manterá uma lista nacional de instrutores habilitados.

Requisitos e fiscalização

O veículo utilizado nas aulas poderá ser do aluno ou do próprio instrutor, desde que atenda às normas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), incluindo os limites de idade da frota e a identificação de veículo de ensino.

As aulas deverão ser comunicadas ao Detran, e o profissional precisará portar documentos como CNH, credencial de instrutor, licença de aprendizagem veicular e certificado de registro do veículo.

A Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) emitirá, de forma gratuita, a Carteira de Identificação Profissional de Instrutor Autônomo, após o cumprimento de todos os requisitos legais.

Contratação e vínculo

O novo modelo permitirá diferentes formas de contratação. Instrutores que já atuam em autoescolas poderão continuar vinculados e, ao mesmo tempo, oferecer aulas de forma independente.

A fiscalização das atividades será responsabilidade dos Detrans estaduais, que deverão acompanhar a regularidade dos profissionais e das aulas oferecidas.

Impactos e redução de custos

O governo federal estima que as novas regras poderão reduzir em até 80% o custo total para obtenção da CNH, especialmente nas categorias A e B.

Atualmente, o processo completo pode chegar a R$ 3,2 mil, segundo dados do Ministério dos Transportes. A proposta pretende tornar o documento mais acessível, mantendo os exames teórico e prático obrigatórios para garantir a segurança e a qualidade da formação.

Próximos passos

As regras estão em fase de consulta pública e podem receber contribuições até 2 de novembro. Após a consolidação das sugestões, o texto será analisado pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) e poderá ser publicado como resolução definitiva do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Continue lendo

DIC de Laguna prende homem por tráfico de drogas no bairro Cabeçudas

FOTO PCSC Divulgação Notisul Tempo de leitura: 2 minutos A Polícia Civil prendeu em flagrante um homem de 66 anos por tráfico de drogas no bairro...

Pelo Estado – Obra no Morro dos Cavalos é anunciada pelo Governo Federal 

 Acredite quem quiser. Ou melhor, acredite se puder, mas o Governo Federal anunciou nesta quarta-feira, 28, que a obra do túnel do Morro dos...

Corpo de Bombeiros de SC lança concurso público com 110 vagas e salários de até R$ 18 mil

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBM-SC) publicou os editais de dois novos concursos públicos com 110 vagas, distribuídas entre os cargos...

Novas leis estaduais fortalecem atendimento a crianças com câncer em SC

Saúde e inclusão social estão entre os temas contemplados por novas leis estaduais sancionadas pelo Governo de Santa Catarina na última semana. As normas,...

Balneário Gaivota celebra Nossa Senhora dos Navegantes e Iemanjá

Imagem Divulgação Notisul  Tempo de leitura: 4 minutos Balneário Gaivota será palco de uma intensa programação religiosa e cultural em homenagem à Nossa Senhora dos Navegantes,...

Capivari de Baixo abre adesão para adoção de praças e espaços públicos

IMAGEM PMCB Divulgação Notisul  Tempo de leitura: 4 minutos Empresários e pessoas físicas interessados na adoção de praças, canteiros e outros espaços públicos em Capivari de...

Tubarão reforça parceria com universitários para mutirões de saúde em 2026

FOTO PMT Divulgação Notisul  Tempo de leitura: 4 minutos Em uma iniciativa voltada ao fortalecimento da saúde pública e à integração acadêmica, a Secretaria de Saúde...

TJSC suspende lei que proíbe cotas raciais em universidades

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) suspendeu, de forma liminar, os efeitos da Lei Estadual nº 19.722/2026, que proibia a adoção de...