domingo, 19 outubro , 2025

Veja regras para ser instrutor de CNH sem vínculo com autoescola

O Ministério dos Transportes divulgou, nesta semana, as regras para atuação de instrutores autônomos de trânsito, que poderão oferecer aulas práticas de direção sem vínculo com autoescolas. A categoria faz parte das mudanças no processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), atualmente em consulta pública até 2 de novembro de 2025.

Formação obrigatória

Para atuar como instrutor autônomo, o interessado precisará realizar um curso específico de capacitação, que terá foco em técnicas pedagógicas, legislação de trânsito e condução segura.

O curso incluirá uma prova de avaliação, e apenas os aprovados receberão certificado de conclusão. O instrutor deverá ser capaz de orientar o aluno sobre regras de circulação, segurança viária e comportamento no trânsito.

Após o curso, o profissional deverá obter autorização do Detran de seu estado e será registrado no Ministério dos Transportes, que manterá uma lista nacional de instrutores habilitados.

Requisitos e fiscalização

O veículo utilizado nas aulas poderá ser do aluno ou do próprio instrutor, desde que atenda às normas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), incluindo os limites de idade da frota e a identificação de veículo de ensino.

As aulas deverão ser comunicadas ao Detran, e o profissional precisará portar documentos como CNH, credencial de instrutor, licença de aprendizagem veicular e certificado de registro do veículo.

A Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) emitirá, de forma gratuita, a Carteira de Identificação Profissional de Instrutor Autônomo, após o cumprimento de todos os requisitos legais.

Contratação e vínculo

O novo modelo permitirá diferentes formas de contratação. Instrutores que já atuam em autoescolas poderão continuar vinculados e, ao mesmo tempo, oferecer aulas de forma independente.

A fiscalização das atividades será responsabilidade dos Detrans estaduais, que deverão acompanhar a regularidade dos profissionais e das aulas oferecidas.

Impactos e redução de custos

O governo federal estima que as novas regras poderão reduzir em até 80% o custo total para obtenção da CNH, especialmente nas categorias A e B.

Atualmente, o processo completo pode chegar a R$ 3,2 mil, segundo dados do Ministério dos Transportes. A proposta pretende tornar o documento mais acessível, mantendo os exames teórico e prático obrigatórios para garantir a segurança e a qualidade da formação.

Próximos passos

As regras estão em fase de consulta pública e podem receber contribuições até 2 de novembro. Após a consolidação das sugestões, o texto será analisado pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) e poderá ser publicado como resolução definitiva do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Continue lendo

Festival Let’s Beer agita Braço do Norte com 10 cervejarias artesanais

FOTOS Divulgação Notisul Tempo de leitura: 4 minutos O município de Braço do Norte se prepara para um fim de semana de música, gastronomia e cultura...

Programa Penso, Logo Destino reforça protagonismo de Santa Catarina em sustentabilidade

FOTOS GOVSC Divulgação Notisul Tempo de leitura: 5 minutos Santa Catarina reafirma sua posição como referência nacional em logística reversa e gestão de resíduos sólidos por...

Horóscopo de hoje: Domingo, 19 de outubro de 2025

IMAGEM Notisul Energia do dia O domingo chega sob a influência da Lua em Câncer, trazendo uma energia de acolhimento, emoção e sensibilidade. O astral favorece...

Sprint em Austin muda o jogo no Mundial de Fórmula 1

Foto: F1.com/DivulgaçãoTempo de leitura: 5 minutosO fim de semana é de velocidade em Austin, nos Estados Unidos, com o Grande Prêmio dos EUA de...

Em Tubarão, Jorginho Mello é homenageado com a comenda Willy Zumblick

FOTOS  Leo Munhoz /SECOM Divulgação Notisul Tempo de leitura: 3 minutos O governador Jorginho Mello foi um dos agraciados com a Comenda Municipal do Mérito Willy...

CERTI recebe prêmio em Nova York por projeto de monitoramento da Amazônia

FOTO Divulgação Notisul Tempo de leitura: 4 minutos A CERTI, por meio do Instituto CERTI Amazônia, foi uma das grandes vencedoras do New Commons Challenge 2025,...

Idosos no mercado de trabalho: desafio e oportunidade para empresas em cenário multigeracional

FOTO Acervo Pessoal Divulgação Notisul Tempo de leitura: 4 minutos O Brasil caminha para um mercado de trabalho cada vez mais diverso em idades. Segundo dados...

Balneário Rincão adquire novo equipamento de raio-x digital

FOTO Lucas Sabino PMBR Divulgação Notisul Tempo de leitura: 3 minutos A Prefeitura de Balneário Rincão, por meio da Secretaria de Saúde, anunciou a aquisição de...
×

Olá!

Clique no contato abaixo para conversar conosco.

× Converse no Whatsapp