Cinco integrantes de uma facção criminosa foram condenados a penas que somam 113 anos de prisão por torturarem e amputarem dedos de uma mulher em Tubarão, no Sul de Santa Catarina. O crime ocorreu em março de 2023, após a vítima ter parte das drogas que traficava para a facção apreendidas pela Polícia Militar. Ela foi extorquida e, em seguida, torturada em uma emboscada armada pelos acusados, que filmaram e divulgaram a agressão nas redes sociais.
Detalhes da condenação
Os réus foram sentenciados a penas de 17 a 29 anos de reclusão pelos crimes de tortura, extorsão e associação criminosa. A sentença foi proferida pela 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Tubarão, após uma investigação realizada com o apoio do 5º Batalhão de Polícia Militar e da Delegacia de Investigação Criminais de Tubarão.
Além da violência física contra a vítima, a divulgação da tortura nas redes sociais foi uma tentativa de intimidar outras pessoas a não agirem contra os interesses da facção. O tribunal levou em consideração fatores agravantes, como a violência extrema, a ligação com outras facções e o uso de adolescentes no crime.
Tortura e extorsão: a brutalidade do crime
Em março de 2023, a mulher foi atraída para uma emboscada no bairro Passagem, onde foi brutalmente agredida, com chutes e socos, antes de ser imobilizada. Os acusados amputaram três dedos da mão direita da vítima com uma faca cega. A ação foi filmada e divulgada para gerar medo e reforçar a autoridade da facção.