A interdição da Ponte Anita Garibaldi provocou congestionamentos e um engavetamento na primeira noite de obras emergenciais em Laguna. O bloqueio começou na noite de quinta-feira (9) e alterou o tráfego na BR-101, obrigando motoristas a utilizarem desvios implantados pela concessionária ViaCosteira.
O aumento repentino do fluxo pela Ponte de Cabeçudas, principal rota alternativa, resultou em longas filas e lentidão em diferentes pontos da cidade. Durante a noite, um engavetamento foi registrado no trecho do desvio, conforme informou a Polícia Rodoviária Federal (PRF). Até o momento, não foram divulgadas informações sobre vítimas.
Outra opção utilizada pelos motoristas foi a balsa que faz a travessia entre Laguna e Ponta da Barra, que registrou aumento no movimento durante o período de interdição.
Situação do trânsito segue exigindo atenção
Na manhã desta sexta-feira (10), a PRF informou que o tráfego continua com alterações.
No sentido sul, em direção a Porto Alegre, a passagem sobre a Ponte Anita Garibaldi permanece totalmente interditada, com o fluxo sendo desviado pela via marginal.
Já no sentido norte, em direção a Florianópolis, o trânsito passou a operar em meia pista sobre a estrutura, mas ainda apresenta lentidão. A previsão é de que esse sentido também volte a ser totalmente bloqueado nas próximas horas, conforme o cronograma das obras.
Obras emergenciais devem seguir até 20 de julho
A intervenção foi iniciada após inspeções técnicas apontarem a necessidade de reparos emergenciais na estrutura da ponte.
Segundo a ViaCosteira, os trabalhos devem ser concluídos até o dia 20 de julho. Após esse período, a expectativa é de que ocorra a liberação parcial da Ponte Anita Garibaldi, conforme a evolução das obras.

