Com a chegada do inverno e a intensificação do frio nas madrugadas e manhãs, a incidência de nevoeiros na BR-101 Sul, em Santa Catarina, se torna mais frequente e perigosa. A CCR ViaCosteira alerta os motoristas e pedestres para redobrar a atenção durante períodos de baixa visibilidade, que comprometem a segurança no trânsito.
Visibilidade comprometida exige atenção e luz baixa
A concessionária orienta que, ao entrar em um nevoeiro, o condutor:
-
Acione os faróis baixos, evitando o uso da luz alta, que ofusca a visão de outros motoristas;
-
Utilize a luz de neblina, se disponível no veículo;
-
Reduza gradativamente a velocidade e mantenha distância segura do carro à frente;
-
Evite parar no acostamento e, se necessário, estacione em local seguro e sinalizado fora da pista.
Esses cuidados são essenciais para garantir a segurança de todos os usuários da rodovia, especialmente nos trechos mais críticos durante o inverno.
Pedestres, ciclistas e caminhoneiros também devem redobrar os cuidados
Com a formação de neblina, pedestres e ciclistas devem evitar transitar pelos acostamentos ou bordos da pista, pois a visibilidade prejudicada aumenta o risco de acidentes.
Aos transportadores de carga, a CCR ViaCosteira reforça a obrigatoriedade do uso de faixas refletivas na carroceria ou carreta, o que é fundamental para a visualização do veículo em situações de baixa visibilidade, como chuva, nevoeiros e à noite.
Apoio 24 horas para motoristas
A concessionária oferece suporte aos usuários 24 horas por dia. Para solicitar atendimento médico ou mecânico, ou mesmo informações sobre as condições da estrada, estão disponíveis os seguintes canais:
-
Disque CCR ViaCosteira: 0800 255 5550
-
WhatsApp: (48) 3211-3130
O serviço é gratuito e está sempre à disposição dos motoristas que circulam pela BR-101 Sul/SC.