sexta-feira, 9 janeiro , 2026

Israel e Hamas assinam acordo de paz mediado pelos Estados Unidos

Tempo de leitura: 4 minutos

Israel e o grupo terrorista Hamas assinaram nesta quarta-feira (8) o acordo de paz proposto pelos Estados Unidos. O anúncio foi feito pelo presidente Donald Trump em uma rede social e confirmado por mediadores do cessar-fogo.

Segundo Trump, ambas as partes concordaram com os termos da primeira fase do plano de paz, que prevê a libertação dos reféns mantidos pelo Hamas desde os ataques de 7 de outubro de 2023, na Faixa de Gaza.

De acordo com Israel, 48 pessoas seguem sob poder do grupo, sendo 20 delas ainda vivas. Pela proposta americana, o Hamas terá 72 horas para libertar as vítimas, enquanto Israel deverá libertar prisioneiros palestinos em troca.


Liberação de reféns e recuo militar de Israel

Um porta-voz do governo israelense afirmou esperar que os reféns sejam liberados a partir de sábado (11). Segundo a imprensa americana, o Hamas solicitou um prazo maior para a devolução dos corpos das vítimas fatais.

O acordo também prevê o recuo das tropas israelenses na Faixa de Gaza para uma linha definida entre as partes, embora os detalhes sobre o posicionamento militar ainda não tenham sido divulgados.

“Todas as partes serão tratadas com justiça! Este é um grande dia para o mundo árabe e muçulmano, para Israel, para todas as nações vizinhas e para os Estados Unidos da América”, declarou Trump.


Reações de Israel e do Hamas

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, comemorou o acordo e destacou a importância da libertação dos reféns. Ele afirmou que a decisão representa “um sucesso diplomático e uma vitória nacional e moral do Estado de Israel”.

“Agradeço aos valentes soldados das Forças de Defesa de Israel e a todas as forças de segurança. Graças à coragem deles chegamos a este dia”, declarou. Netanyahu disse ainda que o governo israelense deve aprovar o tratado internamente nesta quinta-feira (9).

Em nota, o Hamas elogiou o papel do Catar, Egito e Turquia na mediação e agradeceu os esforços dos Estados Unidos. O grupo pediu que os países garantidores do tratado assegurem o cumprimento dos termos por parte de Israel.


Caminho para o fim da guerra

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Catar, Majed Al-Ansari, afirmou que o acordo contempla todos os mecanismos necessários para implementação da primeira fase do cessar-fogo.

Segundo ele, a medida permitirá o fim das hostilidades e o envio de ajuda humanitária à Faixa de Gaza.

A guerra entre Israel e o Hamas começou em 7 de outubro de 2023, após ataques que resultaram na morte de mais de 1.200 pessoas e no sequestro de 251 reféns. Desde então, mais de 60 mil palestinos morreram em Gaza, segundo dados de autoridades locais ligadas ao Hamas.

Ao longo do conflito, dois cessar-fogos foram firmados, mas ambos duraram poucos dias e não resultaram no fim da guerra. Este novo acordo é visto por mediadores internacionais como a chance mais concreta para a paz desde o início do conflito.

Continue lendo

Operação conjunta prende jovem por tráfico de cocaína em Laguna

FOTO PMSC Divulgação Notisul Tempo de leitura: 3 minutos Uma operação integrada da Polícia Civil de Santa Catarina e da Polícia Militar de Santa Catarina resultou...

Aeroporto de Florianópolis ganha novas rotas diretas de verão para a Argentina

FOTOS Divulgação Notisul Tempo de leitura: 4 minutosO Aeroporto Internacional de Florianópolis passou a contar com novas rotas diretas de verão para a Argentina. A...

Turistas brasileiros impulsionam vendas de bares e restaurantes em SC no verão

FOTOS FREEPIK Divulgação Notisul Tempo de leitura: 4 minutosOs turistas brasileiros foram os principais responsáveis por impulsionar o movimento de bares e restaurantes em Santa...

Motoristas sem infrações terão CNH renovada automaticamente

O Ministério dos Transportes anunciou nesta sexta-feira (9) o início da renovação automática da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para motoristas que não cometeram...

Operação conjunta apreende 2,2 kg de cocaína em transportadora de Chapecó

FOTOS PCSC Divulgação Notisul Tempo de leitura: 3 minutosUma operação conjunta da Receita Federal e da Polícia Civil de Santa Catarina resultou na apreensão de...

Portos de Santa Catarina crescem 4,78% e movimentam 65,7 milhões de toneladas em 2025

FOTOS Gustavo Rotta/PSFS Tempo de leitura: 4 minutosOs portos de Santa Catarina encerraram o ano de 2025 com mais um resultado positivo na movimentação de...

Prefeitura de Tubarão inicia mudança do Paço Municipal para novo Centro Administrativo

A Prefeitura de Tubarão confirmou, nesta sexta-feira (9), que dará início ao processo de mudança do Paço Municipal para um novo Centro Administrativo ao...

Defesa Civil alerta para risco de tempestade em Tubarão nesta sexta-feira

A Secretaria de Proteção e Defesa Civil alerta para risco moderado de tempestade em Tubarão a partir da tarde e noite desta sexta-feira (9)....