Espaço estimula os sentidos e auxilia no desenvolvimento da pessoa com deficiência
TUBARÃO
Um novo espaço para o lazer e aprendizado. Esse é o objetivo do Jardim Sensorial, inaugurado ontem na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Tubarão. O espaço, construído com recursos do Fundo da Infância e da Adolescência (FIA), tem pista para cadeirantes e um ponto com vários tipos de pavimento, artificiais e naturais, onde os alunos podem caminhar e sentir a textura do material. Também há vasos com plantas variadas, onde podem vivenciar as mais diversas sensações, contemplando a parte tátil, o equilíbrio e propriocepção, olfato, audição, parte gustativa e visual.
O prefeito Joares Ponticelli, acompanhado da equipe da Fundação Municipal de Assistência Social, participou do ato de inauguração. “Quando presidi a Assembleia Legislativa criei, com a ajuda dos meus pares, o Programa Alesc Inclusiva, que permitiu contratar anualmente 30 pessoas com deficiência. Nessa oportunidade, pude perceber que o preconceito com a pessoa portadora de necessidades especiais é o pior que existe, pois ele é silencioso. As pessoas não assumem esse preconceito. Por isso, ações como essa na Apae precisam ser feitas permanentemente por nós”, destaca.
De acordo com a direção da escola especial, o jardim é de grande importância para a pessoa com deficiência. Os especialistas explicam que a ideia é estimular os sentidos. Por exemplo, o olfato por meio dos odores exalados pelas plantas, o tato com o toque da grama, pedrinhas e pisos táteis, a audição com o barulho da fonte de água e os sinos de ventos, e outros detalhes que incentivarão as sensações e contribuirão com o desenvolvimento, principalmente das crianças.
