Fotos: Delamare de Oliveira Filho Ascom/Fesporte/Divulgação/Notisul
No ano passado 2024, na 36º edição dos joguinhos, Tubarão foi campeão geral. O Futsal Masculino ficou com a medalha de ouro.
A Fundação Municipal de Esporte de Tubarão, sob o comando do presidente Carlos Zamparetti, leva uma delegação de aproximadamente 180 atletas para a etapa estadual dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina 2025, que ocorre de 19 de julho a 1º de agosto, nas cidades de Blumenau, Indaial e Rio do Sul. No ano passado 2024, na 36º edição dos joguinhos, Tubarão foi campeão geral.
O grupo tubaronense participa de diversas modalidades, como atletismo, natação, skate, jiu-jitsu, judô, basquete, ginástica rítmica, vôlei de praia, xadrez e futsal, sendo que futsal masculino e feminino, além do basquete masculino e feminino, avançaram pelas etapas micro e regional até conquistar a vaga na fase estadual.
Atletas experientes e novatos motivados
Segundo Ana Cabral, representante da Fundação de Esporte que acompanha os atletas durante toda a competição, a delegação conta com um mix de atletas estreantes e veteranos.
“Alguns jovens estão participando dos Joguinhos pela primeira vez, com idades entre 14 e 18 anos. Já outros vêm desde a Olesc, com experiência em competições anteriores”, destaca Ana.
A preparação para os jogos ocorre ao longo de todo o ano, com treinos e participação em seletivas regionais. Entre os estreantes em destaque, está a equipe de skate, que participa pela segunda vez na história da competição. “Estamos levando quatro atletas para essa modalidade que é novidade nos Joguinhos. Há bastante expectativa!”, completa Ana.
Modalidades com boas chances de medalha
Modalidades como futsal masculino, atletismo, ginástica rítmica, jiu-jitsu e natação chegam com boas perspectivas. O futsal masculino, por exemplo, venceu a fase regional em primeiro lugar e desponta como um dos favoritos. Já o atletismo é uma das modalidades mais tradicionais para o município e historicamente responsável por boas conquistas.
“A expectativa também é grande para a ginástica rítmica. As atletas estão muito bem preparadas e confiantes de que voltarão com medalhas para casa”, afirma Ana.
Bolsa Atleta é o principal incentivo
Tubarão aposta no investimento constante para manter os jovens no esporte. Segundo a Fundação de Esporte, todos os medalhistas da edição passada recebem a Bolsa Atleta em 2025, com valores proporcionais ao desempenho (ouro, prata ou bronze).
Ao todo, o município destinou R$ 3 milhões em bolsas para atletas das competições Olesc, Joguinhos e Jasc, reforçando o compromisso com o desenvolvimento esportivo.
“Essa é a forma que o município encontrou de reconhecer o esforço e o mérito dos atletas, incentivando-os a continuar treinando e representando a cidade”, afirma Ana.
Apoio completo para logística e segurança
Toda a estrutura para transporte, alojamento e alimentação foi organizada pela equipe da Fundação, garantindo segurança e conforto para atletas e familiares.
“A Fundação acompanha tudo de perto, do primeiro ao último dia. Os pais podem ficar tranquilos, pois os jovens estarão bem cuidados”, destaca Ana.
Além disso, a entidade oferece suporte durante todo o ano com uso de ginásios, equipamentos e até assistência em caso de lesões. “Todas as modalidades têm as portas abertas aqui. Sempre que possível, auxiliamos com transporte para outras competições”, reforça Ana.
Etapas e locais das competições
Natação: 19 e 20 de julho, em Blumenau
Skate: 28 a 30 de julho, em Indaial
Demais modalidades: 21 de julho a 1º de agosto, em Rio do Sul
Incentivo direto do presidente da Fundação
Com a liderança de Carlos Zamparetti, a Fundação Municipal de Esporte vem fortalecendo as ações voltadas à base do esporte tubaronense. “O atendimento do presidente Carlos aos atletas é nota 10. Ele é um grande incentivador e motivador, o que faz toda a diferença para nossos jovens competidores”, finaliza Ana.