segunda-feira, 22 dezembro , 2025

Jovem lagunense transforma canoas usadas por pescadores em miniaturas

O barulho da cachoeira palpita a imaginação e a criatividade do artesão Felipe Figueiredo, 24 anos, morador de Ribeirão Pequeno, a 15 quilômetros do Centro, em Laguna. A memória afetiva de Felipe tornou-se seu sustento e paixão.

Ele constrói miniaturas em madeiras de canoas que povoaram a sua infância. Foi na correnteza da cachoeira próxima de sua casa que viveu muitas aventuras.

A maioria saiu de pescarias imaginárias com grande fartura de peixes em canoas típicas da região banhada pela Lagoa Santo Antônio dos Anjos. Filho, neto, sobrinho e primo de pescadores, que usavam canoas como a caiçara, batelão, a vela, arrasto, de motor, para a captura de tainha.

Hoje, ele vende suas miniaturas pelas redes sociais e para amigos. Alguns tipos de canoas de madeira podem ser vistas em tamanho real nas lagoas e praias de Laguna. Depende o tamanho do objeto pode durar uma semana para concluir, com preços variados.

As canoas de madeira estão sendo substituídas por fibras, mais resistentes. Felipe reconhece o registro que está fazendo, suas miniaturas contam a história da navegação dos pescadores artesanais de Laguna.

Antigamente, a largura e o comprimento da canoa dependia muito da madeira a ser encontrada. A Caiçara é utilizada para pesca local, em rios e lagoas pequenas.

O Batelão é uma canoa mais larga, oferece mais segurança para o pescador. Arrasto são as utilizadas para fazer a pescaria nas praias de tainha, anchova, pampo, por exemplo, tem uma borda falsa com maior volume na canoa, é bom para enfrentar ondas grandes. A Bordada normalmente tem remadores, o chumbereiro (aquele que joga a rede na água) e o patrão.

“As canoas me motivaram a começar com esse trabalho, por ser um sonho de criança. Eu ficava fascinado ao ver miniaturas de canoas na casa das pessoas”, conta o jovem.

Ele observava, ficava olhando os pequenos barquinhos, cores, texturas e pensava que poderia melhorar e criar seus próprios. Autodidata, foi aprendendo sozinho, no acerta e erra. “Vou procurando possibilidades de melhorar o que eu estou fazendo. Hoje a internet ajuda a encontrar técnicas”.

Sua oficina fica em casa, quando precisa de uma inspiração senta em uma pedra na beira da cachoeira e com formões e canivetes vai moldurando a madeira.

Felipe aproveita tiras de madeiras que iriam para o lixo depois de uma obra, de uma demolição, também nas pequenas madeireiras na região. “Qualquer pedaço de madeira pequeno pode servir para algum detalhe. É importante sempre reciclar”, pontua.

O sonho de Felipe? Ter a sua própria canoa para navegar na lagoa perto de casa e pescar para passar o tempo.

Violões, guitarras e tatus
Aperfeiçoando suas técnicas e ‘ralando’ muito os dedos, o artesão também prepara miniaturas de violão, guitarra e outros instrumentos musicais. Seus clientes são músicos, donos de bares ou namoradas e esposas apaixonadas para presentear o amado.

Uma cena típica das praias do Sul foi restaurada e, atualmente, é peça de decoração. Um caminhão carregando uma canoa, com detalhes da rede, cordas usadas e até o espaço para transportas os pescadores, que utilizam o veículo para seguir mais rápido o cardume de tainhas para o cerco.

Também cria peças de animais como o tatu. “Estou sempre criando”, diz apaixonado pelo que faz.

Onde encontrar a arte de Felipe?
Facebook: Felipe Figueiredo Arts
Instagram: felipefigueiredo_arts

Continue lendo

Rodrigo Koxa surfa onda gigante em Nazaré e pode bater recorde mundial

O brasileiro Rodrigo Koxa pode ter entrado novamente para a história do surfe mundial. Na última sexta-feira (19), o big rider paulista surfou uma...

Discussão por cigarro termina com golpe de facão na cabeça, em Gravatal

Um desentendimento entre dois homens terminou em tentativa de homicídio na noite deste domingo (21), no bairro Caeté, em Gravatal. A ocorrência foi registrada...

Corinthians vence o Vasco e é campeão da Copa do Brasil 2025

O Corinthians é o campeão da Copa do Brasil de 2025. Em uma final disputada no Maracanã, neste domingo (21), o Timão venceu o...

Previsão do tempo: Laguna e região terão calor, instabilidades e risco de chuva forte no Natal

FOTO Notisul Tempo de leitura: 3 minutos A previsão do tempo em Laguna e cidades próximas, como Imbituba, Pescaria Brava e Jaguaruna, indica dias de calor...

Horóscopo do dia (21/12/2025): comece a semana com boas vibrações

30TEMPO DE LEITURA: 4 minutos A segunda-feira, 21 de dezembro de 2025, chega com energia de recomeço, mas sem  perder o senso de humor, porque...

TCE/SC suspende contratação para construção de quatro penitenciárias

FOTO TCESC Divulgação Notisul ⏱️ Tempo de leitura: 4 minutos O Tribunal de Contas de Santa Catarina suspendeu, de forma cautelar, nesta sexta-feira (19), a contratação...

Jorginho Mello sanciona pacote de leis em áreas estratégicas de Santa Catarina

Fotos: Ana Carolina Bossle/Secom GOVSC Divulgação Notisul ⏱️ Tempo de leitura: 4 minutos O governador Jorginho Mello sancionou, nesta sexta-feira (19), um conjunto de leis que...

Polícia Civil prende suspeito de estupros de adolescentes em Florianópolis

FOTO PCSC Divulgação Notisul ⏱️ Tempo de leitura: 3 minutos A Polícia Civil de Santa Catarina prendeu nesta semana um homem suspeito de praticar múltiplos estupros...