Jailson Vieira
Tubarão
Os finais de semana são marcados pela falta de opção de lazer em diversos municípios. A prática de uma atividade física nos ginásios por vezes é escassa. Em Tubarão, por exemplo, a maior cidade da Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel) possui dois ginásios de responsabilidade da prefeitura, outros de instituições de ensino e um de responsabilidade da União, o José Warmuth Teixeira, porém este último fechado há algum tempo.
O fim de semana é esperado por estudantes, jovens e trabalhadores como um momento único, e a prática do exercício pela manhã ou a tarde antecede a diversão da ‘balada’ da cidade ou da região, quando a maioria tira toda a tensão da semana intensa. Porém, a falta de local apropriado tem incomodado os tubaronenses. “Faltam opções. Antigamente tinha o Otto, no bairro Passagem, mas infelizmente demoliram e até agora aquele local está às traças. Nos outros ginásios que pertencem ao município quase sempre não temos acesso. As opções são o da Unisul e do Sesc e as quadras são pagas”, lamenta o estudante Ronaldo da Silva.
Por outro lado, o diretor-presidente da Fundação de Cultura e Esporte, José Acco Junior, salienta que os dois ginásios pertencentes a Tubarão estão em pleno funcionamento e aberto a população. “Temos procura, e aqueles que marcam o horário para utilizá-los conseguem. Esperamos que o ginásio da Arena Multiuso possa ser concluído até dezembro e desta forma, será mais uma opção de lazer aos moradores de Tubarão e região”, explica Acco.
O diretor afirma que em relação às opções de lazer os gestores municipais têm se esforçado para ampliar as atividades com a realização de diversos eventos como Happy Hour Cultural, Samba no Mercado, Praça das Artes e o Lazer, Arte e Movimento, além de instalações de academias ao ar livre.

