sexta-feira, 30 janeiro , 2026

Julgamento de Bolsonaro: defesa questiona provas e delação de Cid

O segundo dia de julgamento de Jair Bolsonaro e outros sete réus pela suposta trama golpista no Supremo Tribunal Federal (STF) foi marcado por duras críticas às provas apresentadas pela acusação, à delação de Mauro Cid e à conduta do ministro Alexandre de Moraes. As defesas do ex-presidente e de três generais pediram absolvição e afirmaram que não há elementos que comprovem participação em tentativa de golpe.

Defesa de Jair Bolsonaro

Os advogados Celso Vilardi e Paulo Cunha Bueno sustentaram que não há “uma única prova” ligando Bolsonaro aos ataques de 8 de janeiro ou ao plano de assassinato de autoridades.

A defesa afirmou que a delação de Mauro Cid é “inconsistente” e repleta de contradições. Vilardi disse que o ex-ajudante de ordens foi “induzido” a citar Bolsonaro e que o processo avançou rapidamente, sem dar à defesa tempo suficiente para analisar as provas — mais de 70 terabytes de dados.

“A prova produzida mostra que o presidente Bolsonaro determinou a transição para o governo Lula”, afirmou o advogado, negando qualquer tentativa de ruptura democrática. A defesa pediu absolvição e classificou como “não razoável” a possibilidade de pena de 30 anos de prisão.

Defesa de Braga Netto

O advogado José Luís Oliveira Lima, que representa o general Braga Netto, criticou a delação de Mauro Cid, dizendo que ela “não se sustenta” e contém “mentiras”. Para ele, não é possível condenar com base em “prints adulterados e narrativas sem provas”.

Braga Netto está preso no Rio de Janeiro, acusado de obstruir investigações. A Procuradoria-Geral da República (PGR) aponta que ele coordenou as ações mais violentas do grupo golpista.

Defesa de Augusto Heleno

O advogado Matheus Mayer Milanez, que defende o general Augusto Heleno, questionou a conduta do ministro Alexandre de Moraes, afirmando que o relator assumiu papel de “juiz inquisidor”.

Milanez negou que Heleno tenha pressionado militares por golpe ou que tenha usado o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) para fins políticos. Também destacou que o ex-ministro se afastou de Bolsonaro no fim do governo.

Defesa de Paulo Sérgio Nogueira

Representado por Andrew Fernandes, o ex-ministro da Defesa Paulo Sérgio Nogueira foi apontado como alguém que teria tentado dissuadir Bolsonaro de tentativas golpistas.

Segundo a defesa, ele não participou de reuniões decisivas da trama e chegou a sofrer ataques virtuais de grupos bolsonaristas. “Está mais do que provado que o general Paulo Sérgio é inocente”, disse o advogado.

Próximos passos

O julgamento foi suspenso após quase quatro horas de sessão nesta quarta-feira (3) e será retomado na próxima terça-feira (9), com o voto do relator Alexandre de Moraes.

A PGR acusa Bolsonaro e seus aliados de liderarem uma organização criminosa e de articularem atos para abolir o Estado Democrático de Direito. As sessões seguem até 12 de setembro, quando deve ser conhecida a sentença.

Continue lendo

Definido: Racli será responsável pela coleta de lixo em Tubarão

A Prefeitura de Tubarão concluiu a licitação para a contratação da empresa responsável pela coleta de lixo em Tubarão. O Lote 1 do processo,...

PRF e ViaCosteira promovem ações do Dia Nacional Álcool Zero no trânsito na BR-101

IMAGEM ViaCosteira Divulgação Notisul Tempo de leitura: 3 minutos A Polícia Rodoviária Federal realiza amanha quinta-feira (30) diversas ações alusivas ao Dia Nacional de Conscientização Álcool...

Adolescentes investigados pela morte do cão Orelha voltam ao Brasil

Os dois adolescentes identificados como suspeitos de envolvimento nos maus-tratos que resultaram na morte do cão comunitário Orelha, na Praia Brava, em Florianópolis, retornaram...

Governo de SC responde STF e defende manter proibição de cotas raciais em universidades

O governo de Santa Catarina apresentou nesta quinta-feira (29) informações ao Supremo Tribunal Federal (STF) defendendo a manutenção da lei estadual que proíbe o...

Influenciadores expõem pedidos em nome do BRB para tratar do caso Master nas redes

Influenciadores digitais divulgaram nesta quarta-feira (28) e-mails enviados em nome do Banco de Brasília (BRB) com pedidos para que comentassem o caso Master em...

9ª edição da Festa de Iemanjá acontece neste domingo na Praia do Sol

A Praia do Sol, em Laguna, recebe neste domingo (1º), a partir das 16h, a 9ª edição da Festa de Iemanjá. A celebração é...

Tubarão inicia credenciamento de protetores independentes e ONGs de proteção animal

IMAGEM Canva Divulgação Notisul Tempo de leitura: 3 minutos A Tubarão, por meio da Prefeitura de Tubarão e da Fundação de Meio Ambiente, iniciou o credenciamento...

Pelo Estado – MDB, PSD, PP e PSDB podem se unir para as próximas eleições 

 Depois que Jorginho Mello (PL) se uniu a Adriano Silva (Novo), deixando MDB “livre e aberto” a novas propostas, assim como fez (ou fará)...