A Prefeitura de Lages anunciou a construção de cinco poços artesianos em localidades da zona rural do município. Os recursos para as obras já estão garantidos por meio de emenda parlamentar, e a administração também busca novas parcerias para ampliar o investimento na perfuração de mais poços.
O anúncio foi feito durante um encontro realizado na tarde de terça-feira (1º de julho), na comunidade de Entrada do Campo, no distrito Índios. A reunião aconteceu no salão comunitário da Igreja Católica e contou com a presença do secretário adjunto da Agricultura, Pecuária e Pesca, Ronaldo Duarte, e da coordenadora de Assuntos Comunitários da pasta, Delvair Valente, a Tia Tuta.
Entrada do Campo é formada por cerca de 50 famílias que, em sua maioria, dependem de fontes naturais localizadas no pé da Serra para o abastecimento de água potável. “Estamos dialogando com as comunidades rurais para tratar do abastecimento de água. Sabemos das dificuldades enfrentadas, especialmente em períodos de estiagem. Já temos verba garantida para cinco poços e estamos buscando parcerias para mais”, afirmou o secretário adjunto Ronaldo Duarte.
Moradora há mais de 30 anos e agente comunitária de saúde, Juliana de Souza reforçou a necessidade da obra. “Os moradores reivindicam há muito tempo um poço artesiano. A escassez de água, principalmente no verão, é um problema sério.”
A Prefeitura de Lages segue com o compromisso de ouvir as demandas das comunidades do interior e construir, junto com os moradores, soluções sustentáveis e duradouras para o acesso à água potável.