Entre os dias 21 e 23 de julho de 2025, a Prefeitura de Laguna realiza mais uma etapa da Formação Continuada dos Profissionais da Rede Municipal de Ensino. O evento será sediado na UDESC Laguna e reunirá mais de 500 servidores da educação em uma programação voltada à valorização profissional, saúde emocional e inovação pedagógica.
Programação inclui oficinas, debates e palestras
A iniciativa da Secretaria Municipal de Educação visa fortalecer a prática docente e garantir um ensino cada vez mais qualificado. A programação da formação contará com a participação de universidades e instituições reconhecidas no cenário educacional, como UFSC, UNISUL, FURB, UNESC, IPHAN, SESC e SESI/SENAI.
Entre os temas abordados, estão o patrimônio arqueológico dos sambaquis, metodologias ativas, saúde emocional na docência e práticas específicas para Educação Infantil e Ensino Fundamental.
Confira os destaques da programação:
-
Segunda (21/07)
-
Matutino: Mesa de debate sobre patrimônio arqueológico com UFSC, UNISUL, IPHAN e Aldeia Indígena Mbyá Guarani
-
Vespertino: Palestra “Docência com Equilíbrio: Caminhos para a Saúde Emocional”
-
-
Terça (22/07)
-
Matutino: Mesa temática do Colóquio de Ensino Religioso
-
Vespertino: Práticas na Educação Infantil e oficinas temáticas
-
-
Quarta (23/07)
-
Dia todo: Oficina de Sonoridades Brasileiras (SESC)
-
Vespertino: Metodologias Ativas com o SESI/SENAI
-
Foco na valorização e no bem-estar dos profissionais
A secretária de Educação, Jacqueline Policarpo, reforça que a formação continuada é parte fundamental do plano de governo da gestão municipal. Para ela, investir nos educadores é o caminho para garantir qualidade e inclusão no ensino público.
“Capacitar nossos professores é garantir que nossas crianças e jovens tenham acesso a uma educação inovadora, inclusiva e de excelência”, afirma.
Além das práticas pedagógicas, o evento aborda a saúde emocional dos profissionais, reconhecendo os desafios do dia a dia em sala de aula.
Educação pública com foco no futuro
A formação continuada reafirma o compromisso de Laguna com uma educação mais humana, participativa e transparente. Com ações como essa, o município busca proporcionar experiências que preparem os educadores para enfrentar os desafios do ensino atual, estimulando o crescimento profissional e o cuidado com os estudantes.
O evento é gratuito e faz parte da política pública de valorização profissional, sendo destinado a professores da Educação Infantil, Ensino Fundamental, AEE, Libras, coordenadores pedagógicos, diretores e especialistas da rede municipal.