O ex-goleiro e técnico Emerson Leão protagonizou um momento de constrangimento durante o 2º Fórum Brasileiro dos Treinadores de Futebol, realizado nesta terça-feira (4) na sede da CBF, no Rio de Janeiro. O encontro, que homenageava profissionais brasileiros e o técnico da seleção, Carlo Ancelotti, ganhou tons polêmicos quando Leão discursou sobre a presença de estrangeiros no comando de clubes e seleções do país.
“Não suportava treinadores estrangeiros”
Campeão mundial em 1970, Leão relembrou sua antiga posição contrária à atuação de técnicos estrangeiros no Brasil. Diante de Ancelotti, o ex-treinador afirmou ter “mudado de ideia”, mas destacou que os próprios brasileiros são responsáveis pela chegada de profissionais de fora.
“Eu sempre disse que não gosto de treinadores estrangeiros no meu país. Antes eu falava que não suportaria. Mas tenho que ser inteligente o suficiente pra dizer que isso tudo tem um culpado: nós, treinadores brasileiros”, declarou Leão.
O tom do discurso causou desconforto no auditório e entre os presentes. Ao final, Leão desejou sorte ao presidente da Federação Brasileira de Treinadores, Vagner Mancini, e olhou para Ancelotti ao repetir o voto: “Boa sorte para você também”.
Oswaldo de Oliveira também comentou
Outro homenageado, o técnico Oswaldo de Oliveira, também defendeu a valorização dos treinadores brasileiros, mas elogiou o italiano.
“Eu não queria treinador estrangeiro, mas não tinha jeito. Se fosse pra ser, que fosse esse senhor”, disse, referindo-se a Ancelotti. “Depois que ele for embora, campeão do mundo, que venha um brasileiro.”
O evento, organizado pela CBF, reuniu nomes históricos do futebol brasileiro e discutiu o futuro da categoria no país.

