Imaruí
O livro ‘Albertina Berkenbrock – A um passo da santificação’, de Albi Israel Silveira, ganhará filme produzido pela Companhia Boanova de Cinema Regional, de Florianópolis é o que afirmam os padres Sérgio Jeremias de Souza e Pe. Auricélio Costa. Para o filme, a Companhia Boanova de Cinema, em parceria com o município de Imaruí, trouxe um Curso de Cinema Popular para cidade.
A proposta da Companhia Boanova, em parceria com a prefeitura, Paróquias da região, escolas públicas e núcleos populares (coral, banda, artistas, professores locais, sociedade em geral), é de realizar um filme fruto da capacitação popular, utilizando-se da força produtiva e criativa do povo imaruiense em função de uma meta comum: um filme da Beata Albertina Berkenbrock, empregando processos metodológicos da Estética da Sopa de Pedra.
A obra já possui data para estreia: ocorrerá na ocasião da entrega dos certificados do curso para os moradores de Imaruí integrados no curso (infanto/juvenil e adulto). Será em março, na praça municipal, durante a Festa do Senhor Bom Jesus do Passos.
A iniciativa é uma interessante oportunidade para o município, pois traz para todos a possibilidade de uma imersão no mundo do cinema, empregando um tema local de alta relevância e valorizando a autoestima do povo, fortalecendo a identidade cultural local, além de criar um produto turístico religioso que tende a levar o nome do município de Imaruí e da Beata Albertina Berkenbrock para o mundo.
Quem foi Albertina Berkenbrock?
Era filha do casal de agricultores, Henrique e Josefina Berkenbrock, e teve mais oito irmãos e irmãs. Foi batizada no dia 25 de maio de 1919, crismou-se a 9 de março de 1925 e fez a primeira comunhão no dia 16 de agosto de 1928. Foi assassinada em 15 de junho de 1931, aos doze anos. Albertina Berkenbrock, com o decreto de beatificação, assinado pelo Papa Bento XVI, no dia 16 de dezembro de 2006, foi beatificada em 20 de outubro de 2007.