Karen Novochadlo
Tubarão
Uma bela vitrine é um atrativo para consumidor. As cores, tendências, roupas e acessórios bonitos impressionam a todos. Mas os lojistas também têm uma obrigação com os clientes: afixar os preços nos produtos. É uma lei, e consta no Código de Defesa do Consumidor.
Esta semana, o Procon de Tubarão começará a realizar inspeções em vários estabelecimentos da cidade e notificar quem não cumpre a legislação. “Recebemos um pedido do Ministério Público para que vistoriássemos as lojas”, revela a coordenadora do Procon, Reneuza Marinho Borba. Os locais irregulares serão notificados, e posteriormente será acionado o MP.
A gerente da Toque de Pele, Lourdes Maria Cascaes Nunes, está tranquila quanto à cobrança. Afinal, o estabelecimento tem os valores visíveis em todas peças das vitrines. “Os clientes quando veem uma roupa que gostam já sabem o preço e se está dentro do orçamento”, analisa Lourdes. A outra gerente da loja, Márcia Costa, conta que faz muitas vendas justamente porque os preços estão visíveis.
O Procon enviou para todas as representações de lojistas um comunicado sobre a inspeção. “Quando o lojista expor o valor a crediário, também precisa constar no produto o detalhamento das parcelas, o total a pagar e o preço à vista”, orienta Reneuza.
A presidenta da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Eliane Fernandes, recomendará aos lojistas que sigam a legislação. Para isso, na próxima semana começará a divulgar a campanha entre os associados.
