Tempo de leitura: 3 minutos
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva começa a receber, nesta quinta-feira (6), em Belém (PA), os líderes mundiais que participam da Cúpula do Clima, evento que antecede a COP30 e coloca a Amazônia no centro das discussões ambientais globais.
Serão três plenárias temáticas ao longo de quinta (6) e sexta-feira (7), com a abertura feita por Lula. A primeira, com o tema “Clima e Natureza, Florestas e Oceanos”, ocorre nesta tarde.
Durante a manhã, Lula acompanha a chegada dos chefes de Estado e abre a Plenária Geral de Líderes, com um discurso sobre a necessidade de ação conjunta para conter o aquecimento global e preservar as florestas tropicais.
Os demais líderes e representantes de organizações internacionais também discursarão, com tempo limitado a cinco minutos cada.
Lançamento do Fundo Florestas Tropicais para Sempre
Após a plenária de abertura, Lula participa de um almoço oficial com os líderes internacionais, no qual será lançado o Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF) — iniciativa que busca garantir financiamento permanente para os países que abrigam grandes áreas de florestas tropicais, como o Brasil e outras nações amazônicas.
Segundo o governo, o fundo será um instrumento de cooperação internacional voltado à preservação ambiental e ao desenvolvimento sustentável de comunidades que vivem nas florestas.
“Lula deve reforçar o papel do Brasil como exemplo de liderança climática e defender a manutenção de investimentos contínuos em proteção florestal”, informou o Planalto.
Belém se torna capital simbólica do Brasil durante a cúpula
A cidade de Belém foi transformada em capital simbólica do país durante o evento e permanecerá com esse status até o fim da COP30, que será realizada em novembro.
A capital paraense recebeu uma série de obras de infraestrutura e melhorias urbanas para sediar a reunião, que reúne representantes de dezenas de países.
GLO e segurança reforçada
No início da semana, Lula assinou um decreto que estabelece Garantia da Lei e da Ordem (GLO) em Belém, a pedido do governador Helder Barbalho. A medida garante o apoio das Forças Armadas na segurança do evento e segue o mesmo protocolo usado em encontros internacionais anteriores, como o G20 e os BRICS.
“A Cúpula do Clima é o maior encontro internacional já realizado na Amazônia. O Pará está pronto para receber o mundo”, declarou Helder Barbalho.

