terça-feira, 5 agosto , 2025

Lula diz que vai convidar Trump para a COP30 e critica tarifaço dos EUA

Durante reunião do Conselhão, realizada nesta terça-feira (5) no Palácio Itamaraty, em Brasília, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que pretende convidar o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para a COP30, prevista para ocorrer em novembro, em Belém (PA). O anúncio foi acompanhado de críticas diretas ao tarifaço imposto pelo governo norte-americano a produtos brasileiros.

“Eu não vou ligar para o Trump para comercializar, não, porque ele não quer falar. Mas eu vou ligar para o Trump para convidá-lo para a COP, porque quero saber o que ele pensa da questão climática”, declarou Lula.

A COP30 é a conferência anual da ONU sobre mudanças climáticas e deve reunir chefes de Estado, especialistas e ambientalistas em debates e acordos internacionais.

‘Não tinha o direito de taxar o Brasil’

No mesmo evento, Lula voltou a criticar as tarifas de até 50% impostas pelos EUA a produtos brasileiros.

“O presidente Trump não tinha o direito de taxar o Brasil da forma que fez. Nós não podemos aceitar que o povo brasileiro seja punido”, afirmou.

O presidente brasileiro classificou as sanções como injustas e de natureza política. Disse ainda que o país jamais saiu da mesa de negociações com os Estados Unidos.

Brasil prepara reação na OMC

Lula anunciou que o governo federal já autorizou o Itamaraty a acionar o mecanismo de solução de controvérsias da Organização Mundial do Comércio (OMC).

“Vamos colocar em execução um plano de contingência para mitigar esse ataque injusto e aliviar os prejuízos econômicos e sociais. Vamos proteger trabalhadores e empresas brasileiras afetadas. E vamos recorrer a todas as medidas cabíveis, a começar pela OMC”, destacou.

O objetivo da ação é contestar a legalidade das medidas tarifárias adotadas pelo governo norte-americano. O mecanismo da OMC serve para garantir o cumprimento de acordos internacionais e permite que países prejudicados possam reivindicar reparações.

Reações no governo

Além de Lula, ministros reforçaram a postura crítica em relação à medida dos EUA. Mauro Vieira (Relações Exteriores), Fernando Haddad (Fazenda) e Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais) citaram a necessidade de defender a soberania brasileira e a indústria nacional diante do que chamaram de “investidas econômicas externas”.

Quem mais será convidado?

Além de Donald Trump, Lula disse que pretende convidar outros líderes mundiais para a COP30, como Xi Jinping (China) e Narendra Modi (Índia).

“Só não vou ligar para o [Vladimir] Putin, porque ele não está podendo viajar”, brincou Lula, em referência à situação internacional do presidente russo.

A COP30 é vista pelo governo brasileiro como uma oportunidade para reposicionar o país como protagonista nas discussões climáticas globais.

Continue lendo

Pelo Estado – Prisão de Bolsonaro põe em risco negociações com os EUA

O que estava difícil, tende a piorar depois de decretada a prisão domiciliar de Jair Bolsonaro (PL). O presidente dos EUA, Donald Trump, não...

Procon de Tubarão divulga pesquisa de preços para o Dia dos Pais

Com a aproximação do Dia dos Pais, comemorado neste domingo (10), o Procon de Tubarão realizou uma pesquisa de preços em diversas lojas do...

Neymar decide em vitória do Santos e Série B tem vitórias de Cuiabá e empate do Athletic

Com dois gols e uma assistência, Neymar foi o nome da rodada do último domingo (4). O atacante liderou o Santos na vitória por...

Frente fria causa danos em telhados e mobiliza Defesa Civil em Tubarão

A passagem de uma frente fria causou danos em telhados e mobilizou a Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Tubarão neste domingo (3)...

Embraer descarta demissões e negocia tarifa zero nos EUA

A Embraer anunciou nesta terça-feira (5) que não fará demissões no Brasil em 2025, apesar do impacto da tarifa de 10% sobre exportações para...

Operação ‘É Tetra’ tem mandados em Tubarão e mira R$ 35 milhões em bens

A Polícia Federal (PF) e a Polícia Civil de Santa Catarina deflagraram nesta terça-feira (5) a operação “É Tetra”, que combate o tráfico de...

Oposição ocupa Congresso por anistia e impeachment de Moraes

Parlamentares da oposição ocuparam os plenários da Câmara e do Senado nesta terça-feira (5), em Brasília, para pressionar pela anistia aos envolvidos nos atos...

Tubarão investe R$ 525 mil em projetos esportivos locais

Termos de colaboração com entidades esportivas foram assinados nesta terça-feira (5), reforçando o apoio ao esporte de base e rendimento. Repasses vão beneficiar projetos em...
×

Olá!

Clique no contato abaixo para conversar conosco.

× Converse no Whatsapp