sábado, 20 dezembro , 2025

Vetarei assim que chegar na minha mesa, diz Lula sobre PL da Dosimetria

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta quinta-feira (18), que irá vetar o chamado PL da Dosimetria, aprovado pelo Senado Federal, que prevê a redução de penas para condenados pelos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023 e pela tentativa de golpe de Estado. A declaração foi feita durante entrevista coletiva no Palácio do Planalto, em Brasília.

Segundo Lula, pessoas que cometeram crimes contra a democracia precisam responder integralmente pelos atos praticados. O presidente ressaltou que os julgamentos ainda estão em andamento e que não considera adequado discutir redução de penas neste momento.

Declaração no Palácio do Planalto

Durante a entrevista, Lula afirmou que respeita o papel do Congresso Nacional, mas destacou que o veto presidencial faz parte do processo democrático.

“As pessoas que cometeram crime contra a democracia brasileira terão que pagar pelos atos cometidos contra esse país. Nem terminou o julgamento, ainda tem gente sendo condenada, e o pessoal já resolve diminuir as penas. Quero dizer que, quando chegar à minha mesa, eu vetarei”, declarou.

O presidente acrescentou que, após o veto, caberá ao Congresso decidir se mantém ou derruba a decisão. “O Congresso tem o direito de fazer as coisas, eu tenho o meu direito de vetar, depois eles têm o direito de derrubar o meu veto ou não. É assim que funciona”, afirmou.

Defesa da investigação completa dos atos golpistas

Lula também defendeu a continuidade das investigações sobre os atos de 8 de janeiro de 2023, incluindo a identificação de financiadores e articuladores das ações.

Segundo ele, o país não pode relativizar os ataques às instituições democráticas. “Nós precisamos levar muito a sério o que aconteceu no dia 8 de janeiro. Tem gente que quer que a gente esqueça, mas a gente não pode esquecer. Se a democracia esquecer da importância que ela tem, a gente termina perdendo o jogo”, afirmou.

Tramitação e conteúdo do projeto

O PL da Dosimetria foi aprovado pelo Senado na quarta-feira (17), em votação nominal, com 48 votos favoráveis e 25 contrários. O texto agora segue para sanção presidencial.

No mesmo dia, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou o parecer do senador Esperidião Amin (PP-SC), relator da proposta. O projeto altera a forma de cálculo das penas para os crimes de tentativa contra o Estado Democrático de Direito e de golpe de Estado, determinando que, quando praticados no mesmo contexto, seja aplicada apenas a pena mais grave, e não a soma das duas.

A proposta também ajusta penas mínimas e máximas e reduz o tempo necessário para progressão do regime fechado para o semiaberto ou aberto.

Argumentos a favor e contra o PL

Defensores do projeto afirmam que a proposta busca “pacificar o país”. Já parlamentares contrários avaliam que o texto não reflete o sentimento da sociedade e foi construído para beneficiar um grupo político específico envolvido nos atos contra a democracia.

As mudanças previstas no projeto podem beneficiar réus investigados ou denunciados por tentativa de golpe, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro, além de ex-ministros e militares de alta patente.

Ação no Supremo Tribunal Federal

Nesta quinta-feira (18), bancadas do PT, PSB, PCdoB e PSOL na Câmara dos Deputados ingressaram com um mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal (STF), solicitando a suspensão da tramitação do projeto.

A entrevista coletiva ocorreu após um café da manhã com jornalistas no Palácio do Planalto. Lula estava acompanhado dos ministros Fernando Haddad (Fazenda), Rui Costa (Casa Civil), Mauro Vieira (Relações Exteriores) e Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança do Clima).

Continue lendo

Escuna naufraga na região de Laguna: cinco tripulantes são resgatados

Uma escuna com cinco tripulantes naufragou após apresentar um aumento repentino em um orifício na proa e encher de água rapidamente, nas proximidades da...

Orleans concede bônus fiscal de até R$ 1.200 a produtores rurais

FOTO Douglas Benker Divulgação Notisul TEMPO DE LEITURA: 3 minutos A Prefeitura de Orleans, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, vai conceder um bônus fiscal...

Alunos de Capivari de Baixo recebem certificado por destaque em seleção do IFSC

IMAGEM PMCB Divulgação Notisul TEMPO DE LEITURA: 3 minutos Alunos de quatro escolas da rede municipal de ensino de Capivari de Baixo receberam, na manhã desta...

Paella do Primo acontece em Jaguaruna no dia 31 de janeiro

FOTOS Rodrigo Prado Divulgação Notisul TEMPO DE LEITURA: 3 minutos Jaguaruna recebe no dia 31 de janeiro mais uma edição da Paella do Primo, evento já...

Polícia Civil prende homem por maus-tratos a cães em Joinville

IMAGEM PCSC Divulgação Notisul TEMPO DE LEITURA: 2 minutos A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Proteção Animal (DPA) de Joinville, efetuou...

Operação “Carta Contemplada” apura golpe de consórcio em Palhoça e São José

IMAGEM PCSC Divulgação Notisul TEMPO DE LEITURA: 3 minutos Na manhã de terça-feira (16/12), a Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Polícia...

Laguna discute novo plano estadual para conservação do boto-pescador

IMAGENS PML Divulgação NotisulTEMPO DE LEITURA: 3 minutos Nos dias 16 e 17 de dezembro, a Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), em Laguna,...

Laguna forma 33 agentes comunitários de saúde e de endemias

FOTO SMSL Divulgação Notisul TEMPO DE LEITURA: 2 minutos A Secretaria Municipal de Saúde de Laguna realizou a primeira formatura de agentes comunitários de saúde e...
×

Olá!

Clique no contato abaixo para conversar conosco.

× Converse no Whatsapp