FOTOS Divulgação Notisul
Aos 26 anos, Ellen realiza o sonho da amamentação e doa leite ao Programa Amamenta Brusque, que abastece UTIs neonatais e orienta mães.
Amamentar virou um sonho realizado e também um ato de solidariedade
A jovem mãe brusquense Ellen Angelyna Praxedes de Oliveira, de 26 anos, transformou o sonho de amamentar a filha Ágata Izaguirre, de apenas 4 meses, em um gesto de solidariedade. Desde a gravidez, Ellen desejava profundamente viver a experiência da amamentação, temendo não conseguir após ouvir histórias de outras mães. Felizmente, teve produção abundante de leite, e decidiu doar o excedente.
Foi assim que ela conheceu o Programa Amamenta Brusque, serviço público que facilita a doação de leite materno na cidade. Emocionada, Ellen diz que ajudar outras mães e bebês é uma realização pessoal:
“Chorei de alegria quando soube que poderia doar. Pude ajudar outras crianças e isso me deixa muito feliz”, conta.
Benefícios da amamentação para mãe e bebê
Segundo a ginecologista e obstetra Bruna de Almeida, da Associação Brusquense de Medicina, o aleitamento materno exclusivo até os seis meses de vida é recomendado pela OMS. Além de fornecer nutrientes e anticorpos, o leite fortalece o vínculo afetivo e auxilia a saúde da mãe:
- Reduz risco de hemorragias no pós-parto
- Ajuda na prevenção de câncer de mama e ovário
- Contribui para o retorno do útero ao tamanho normal
- Promove vínculo emocional entre mãe e bebê
A médica destaca ainda a importância de cuidados durante a amamentação, como evitar álcool, cigarro e medicamentos sem prescrição.
Programa Amamenta Brusque recolhe leite e apoia mães doadoras
Criado em 2014, o Amamenta Brusque é coordenado pela enfermeira Sheila Nunes e oferece estrutura completa para doação de leite materno, além de consultoria gratuita para mães com dificuldades na amamentação.
O processo funciona assim:
- A equipe leva frascos esterilizados até a casa da mãe doadora
- A coleta é feita pela própria mãe e armazenada no freezer
- Semanalmente, a equipe recolhe o leite e leva até a sede
- O leite segue para pasteurização em Blumenau, onde é liberado para hospitais
O leite doado abastece a UTI Neonatal do Hospital Azambuja, com 16 leitos e alta demanda. Além da coleta, o serviço está de portas abertas para orientar qualquer mulher, sem necessidade de agendamento.
Doação de leite materno pode salvar vidas
A doação é essencial, especialmente para bebês prematuros ou internados em UTIs neonatais, que muitas vezes dependem do leite humano para sobreviver. Para doar, a mulher precisa estar saudável e amamentando. O cadastro pode ser iniciado com os profissionais do Amamenta Brusque ou consultado pelo site da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano.
A médica Bruna de Almeida reforça:
“Mesmo que o leite não venha do peito, o colo, o amor e o cuidado continuam sendo essenciais.”