O fato da Central de Atendimento ao Eleitor localizada no prédio da Justiça Eleitoral em Criciúma ficar assim vazia durante um dia de semana entre 12 e 19 horas, explica os mais de 65 mil criciumenses que não estão cadastrados biometricamente. Diferente do que acontece em Balneário Rincão e Treviso, em Criciúma e nos outros nove municípios da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec) o cadastramento biométrico não é obrigatório para a eleição de 2020, por enquanto.
“O Tribunal Superior Eleitoral está nos acenando a possibilidade de maio do ano que vem – época do fechamento do cadastro eleitoral – ser o prazo limite para que ocorra a revisão biométrica e caso isso se confirme, quem não comparecer para fazer o cadastramento terá o título cancelado”, afirma Danielle de Oliveira Gomes, chefe de cartório da 10ª Zona Eleitoral.
Dados recentes repassados pelo TSE à Central de Atendimento ao Eleitor, mostram que da meta diária de 272 atendimentos, apenas 12% estão sendo realizados. “Agora podemos garantir aos eleitores agilidade no atendimento, porque não estamos com tanto movimento, mas infelizmente a maioria acaba deixando para a última hora e então quanto mais se aproxima de maio, mais aumenta o movimento”, ressalta Danielle, fazendo referência às filas que tomam o quarteirão do Palácio do Estado nos dias próximos ao fechamento do cadastro eleitoral.
Para realizar o cadastramento biométrico o eleitor necessita comparecer à justiça eleitoral do seu município com documento oficial de identidade com foto e um comprovante de residência – emitido nos últimos três meses. “É importante destacar que para os homens maiores de 18 anos que vão fazer o título de eleitor pela primeira vez e por consequência o cadastro, é necessário comprovar a regularidade com o serviço militar”.
Em Criciúma a Central de Atendimento ao Eleitor atende a 10ª, a 92ª e a 98ª Zona Eleitoral, que representam os municípios de Criciúma, Forquilhinha, Nova Veneza, Siderópolis e Treviso. O horário de funcionamento do local é das 12h às 19 horas, porém o eleitor também tem a opção de agendar um horário para ser atendido clicando aqui.
Apesar do cadastramento biométrico, o título de eleitor continua tendo validade e não deve ser descartado. “Não se deve jogar fora o título, o que se pode fazer é baixar o aplicativo da Justiça Eleitoral e usar o título virtual para apresentar ao mesário na hora da votação”. Clique no link do GooglePlay ou AppStore faça o download do aplicativo e-Título

