
Angelica Brunatto
Tubarão
Tubarão foi palco de mais uma morte com suspeita de ter sido causada pelo vírus da gripe A. Um homem, morador da Cidade Azul, faleceu nesta terça-feira, com os sintomas da doença.
A vítima, de 38 anos, deu entrada no Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), segunda-feira. O exame foi encaminhado para o Laboratório Central, em Florianópolis, porém, até o fechamento desta edição, o resultado não havia sido divulgado.
O exame é feito da mesma maneira para todos os pacientes: colher a secreção do paciente e encaminhar para Florianópolis. O prazo para a resposta é de dois dias. “Mas, com toda esta demanda no estado, às vezes tem demorado um pouco mais”, justifica a responsável pelo programa de combate à Influenza A na regional de saúde, Marlene de Sousa Gonçalves.
É a terceira morte sob suspeita de contaminação pelo vírus na região. Até agora, foi confirmada uma morte por Gripe A na região de abrangência da 20ª gerência regional de saúde em Tubarão.
Foi na última quinta-feira. A vítima foi um homem de 40 anos, morador de Capivari de Baixo. Ele permaneceu internado no HNSC por uma semana até ir a óbito.
Segundo dados da Diretoria de Vigilância Epidemiológia (Dive) de Santa Catarina, na região de Tubarão há sete casos confirmados de contaminação por H1N1. Cinco são de moradores da Cidade Azul e outros dois de outros municípios. No estado, são 145 casos.
Mesmo com o aumento de infecções, o secretário de saúde do estado, Dalmo Claro de Oliveira, garante que não há risco de epidemia. De qualquer forma, quando a pessoa sentir os primeiros sintomas (tosse, febre e falta de ar), deve procurar o posto de saúde.
Prevenção
O álcool em gel é uma importante arma contra o vírus da Influenza. Também há outras medidas a serem tomadas, como evitar a permanência em locais sem ventilação e cobrir a boca e o nariz quando tossir.