Letícia Matos
Laguna
A próxima cidade a tomar medidas quanto ao acidente ambiental provocado pela mineradora de Lauro Müller é Laguna. É lá que vai desembocar o minério, chamado de ‘finos de carvão’, que transbordou e atingiu o Rio Tubarão na última terça-feira.
De acordo com o prefeito Everaldo dos Santos, uma reunião será realizada hoje com a Polícia Ambiental e Fundação Lagunense de Meio Ambiente para avaliar a situação. “Não vamos ser omissos. Vou até sugerir uma reunião com os prefeitos das cidades atingidas para tomarmos uma medida em conjunto”, salienta.
Conforme o secretário de proteção e defesa civil de Tubarão, Rafael Marques, não há previsão para a chegada dos ‘finos’ em Capivari de Baixo e em Laguna devido às condições climáticas, que podem variar as características do Rio Tubarão e a vazão dos detritos na água. “O material pode ter se dissolvido ou mesmo sedimentado devido à influência do clima e do oceano. Não sabemos se chegará no mar”, salienta.
Hoje, os membros do Comitê da Bacia do Rio Tubarão e Complexo Lagunar reúnem-se no início da tarde com a empresa responsável pela contaminação, em Lauro Müller. O objetivo é buscar informações sobre o conteúdo do vazamento.
Abastecimento é normalizado
O abastecimento de água tratada em Tubarão e Capivari de Baixo foi normalizado na manhã de ontem pela Tubarão Saneamento. Durante o último fim de semana, técnicos da concessionária trabalharam em caráter emergencial para acompanhar a evolução dos testes no tratamento da água contaminada. Os representantes da empresa agradecem o apoio da população, que contribuiu quanto ao uso consciente desde que foi anunciado o estado de alerta.

