Jornalista assume coluna com a missão de trazer informações, e análises da política e economia locais.
Willian Reis
Tubarão
Aos 34 anos, o jornalista Matheus Madeira, um dos profissionais mais renomados da imprensa local, assume um desafio em sua carreira. A partir de amanhã, ele é o novo titular da coluna Contexto, que há anos cumpre a função de oferecer ao leitor do Notisul um panorama apurado das movimentações na política e economia de Tubarão e região, com informações de qualidade e opinião embasada.
Formado em Jornalismo pela Unisul em 2004, Madeira promete trazer uma coluna dedicada ao cotidiano e principalmente à política local, com análises sérias e um canal aberto para que os leitores possam se manifestar. Sua experiência na área será a garantia de que na Contexto o público também terá informações exclusivas, em primeira mão.
Entre 2013 e 2016, Madeira foi secretário municipal de Governo durante a gestão de Olavio Falchetti, o que lhe dá condição para entender a política por outro ângulo: o dos bastidores, o lado de dentro dos fatos. “Vou deixar mais informação do que opinião. Meu objetivo é ajudar a entender o processo e permitir ao leitor que ele forme sua opinião. Quero trazer a explicação”, pretende.
Madeira é filiado ao PT desde 2004, pelo qual é primeiro suplente de vereador em Tubarão na atual legislatura. Sua ligação com a legenda não o impede de trazer a cada edição do Notisul uma coluna isenta e plural, atenta ao que ocorre na região, a despeito de cor partidária. “Mesmo eu sendo do PT, o jornal me fazer o convite é louvável. Fiquei surpreso e feliz com isso. Sempre houve vertentes da comunicação que entendem que não existe imparcialidade, todas as pessoas têm suas opiniões. O importante é ser claro quanto a isso e estar aberto ao diálogo. Vai render ótimos frutos, e vou tentar trazer a informação mais isenta possível”, adianta.
O colunista pretende também usar as redes sociais para atingir maior número de pessoas. Em sua nova fase, a Contexto será publicada em todas as edições do Notisul, inclusive às segundas-feiras.
Jornalista iniciou carreira profissional em 2001
Hoje fazendo duas pós-graduações – uma em Desenvolvimento Sustentável (Unisul) e outra em Gestão Pública Municipal (Udesc), Madeira é natural do Rio de Janeiro (RJ), onde morou até os 11 anos, quando se mudou com a família para São Ludgero com a vinda do pai, para dar aulas de estatística na Unisul. Aos 17, o futuro jornalista se transferiu para Tubarão.
Desde criança, Madeira já se interessava por política. Lembra inclusive que, ainda naquela época, gostava de assistir aos horários políticos pela televisão. Em Tubarão, participou do movimento estudantil e, mais tarde, filiou-se ao PT. Chegou a pensar em ser advogado, mas a paixão pelo jornalismo foi mais forte.
Em Tubarão, foi repórter e colunista esportivo no Jornal de Bairro (2001), repórter e colunista esportivo e depois de política no Diário do Sul (2002 a 2012) e comentarista esportivo na Unisul TV (2007 a 2012). Em 2008, lançou um blog, que desativou quando esteve na prefeitura e o retomou este ano. Hoje faz também assessoria de imprensa. “Depois de alguns anos afastado, fico feliz em retornar à lida jornalística diária”, celebra o novo responsável pela Contexto, que era assinada pela jornalista Priscila Loch até o último dia 26.
