Pescaria Brava
O ‘grito de socorro’ da natureza está cada vez mais eloquente nos últimos tempos e tem levado a população a repensar suas atitudes em relação ao meio em que está inserida. Neste domingo, milhares de pessoas se reuniram no CTG do Tio Preto, em Pescaria Brava, para a 24ª Romaria da Terra e das Águas de Santa Catarina.
Com o tema ‘Mata Atlântica, nossa Casa Comum’, o evento, em comunhão com a Campanha da Fraternidade 2017, quer aprofundar a reflexão sobre o cuidado com a criação, em especial o bioma Mata Atlântica, presente em todo o território catarinense.
A Pastoral Juvenil realizou a acolhida dos romeiros que participaram de uma intensa programação com celebração da Eucaristia, caminhada com três paradas para plantação de mudas, bênção das sementes e mudas e plantação da Cruz de Cedro. A ação foi encerrada com a distribuição de mudas e bênção do envio.
Neste ano, a romaria culminou com o tema da Campanha da Fraternidade (CF): “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida”, o lema: “Cultivar e guardar a criação (Gn 2,15)”. Durante todo o ano a campanha tenta colocar em evidência a beleza natural do país, identificando os seis biomas brasileiros. Além da riqueza dos biomas, o evento expressa o alerta para os perigos da devastação em curso, além de despertar a atenção de toda a população para a criação de Deus.
