FOTOS Marcio David Divulgação Notisul
Nem mesmo a chuva forte impediu a festa do surfe na Praia da Vila, em Imbituba, durante a terceira etapa do Circuito Banco do Brasil de Surfe 2025. O catarinense Matheus Navarro conquistou a vitória em casa com virada emocionante no último minuto.
A etapa, válida pelo QS 4.000 da WSL América do Sul, foi marcada por fortes emoções e condições instáveis do mar com a chegada de uma frente fria. Navarro venceu a final masculina contra Samuel Pupo e garantiu 8 mil dólares em premiação, além de pontos importantes no ranking sul-americano.
Final eletrizante e vitória inédita em casa

A final masculina foi decidida nos últimos segundos. Em meio à chuva, Matheus Navarro, de Balneário Camboriú, virou o placar com duas notas decisivas: 5.17 e 5.30 pontos. Samuel Pupo liderava a maior parte da bateria, mas terminou com 9.63 contra 10.47 do catarinense.

“Essa foi a minha sexta final de QS e a primeira que minha família pôde presenciar. É até difícil explicar a emoção. Ver minha mãe, meu pai, minhas irmãs e minha namorada comemorando comigo foi indescritível”, celebrou Navarro.
Daniella Rosas conquista a segunda vitória no Circuito 2025
No feminino, a peruana Daniella Rosas levou a melhor contra a brasileira Silvana Lima. Com estratégia e controle da prioridade, Daniella venceu a final por 12.77 a 8.94 e garantiu sua segunda taça do Circuito neste ano — a primeira havia sido em Maresias (SP).

“Silvana sempre será minha referência. Foi uma honra competir contra ela. O mar estava difícil, mas estou muito feliz com essa vitória”, disse Daniella, que já viaja para Portugal para disputar a próxima etapa do Challenger Series.

Surfe imbitubense em destaque no ranking sul-americano
As surfistas locais Luiza Rosa Teixeira e Alma Corgiolu alcançaram o round das 16 melhores da etapa e agora figuram entre as 50 melhores surfistas sul-americanas da WSL, ocupando a 47ª posição. Patrick Plach e Walley Guimarães também representaram Imbituba no masculino, com destaque para Plach, que chegou até os 16 melhores.
Números expressivos e performances de destaque
A competição masculina teve 51 baterias e 842 ondas surfadas. Samuel Pupo registrou a maior nota (9.00) e a maior média da etapa (16.17), mesmo ficando com o vice-campeonato. Matheus Navarro brilhou nas estatísticas também, com a segunda maior média da etapa (14.83) na semifinal contra Jadson André.
No feminino, Silvana Lima cravou a maior nota (8.33), enquanto Daniella Rosas teve a maior média (13.84), seguida de perto por Laura Raupp (13.83).
Resultados oficiais
Final Masculina
Matheus Navarro (BRA) 10.47 x 9.63 Samuel Pupo (BRA)
Semifinais Masculinas
Matheus Navarro 14.83 x 10.50 Jadson André
Samuel Pupo 16.17 x 10.40 Weslley Dantas
Final Feminina
Daniella Rosas (PER) 12.77 x 8.94 Silvana Lima (BRA)
Semifinais Femininas
Silvana Lima 12.93 x 12.63 Laura Raupp
Daniella Rosas 10.20 x 8.67 Catalina Zariquiey