Tubarão
Pela primeira vez no país, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) disponibilizará a opção de o questionário do Censo seja respondido pela internet. A novidade já valerá para a contagem deste ano. O objetivo, explica o diretor executivo do IBGE, Sergio Cortes, é facilitar a participação no censo àquelas pessoas que não têm tempo para receber o recenseador em casa por muito tempo.
De qualquer forma, a visita do profissional do IBGE não poderá deixar de ocorrer, já que é o recenseador quem disponibilizará a senha a ser usada para ter acesso ao portal do Censo 2010.
O questionário virtual será o mesmo aplicado pelos profissionais. A diferença é que a família terá mais tempo para coletar informações. Ao receber a senha, o cidadão terá o prazo de dez dias para responder as perguntas. Caso isso não seja feito, o recenseador voltará ao domicílio e, então, preencherá o questionário junto com o morador.
Custo
O custo do Censo 2010 chegará a R$ 1,4 bilhão. Deste total, cerca de R$ 900 milhões serão voltados para o pagamento dos recenseadores. O último Censo foi feito em 2000, mas em 2007 o IBGE divulgou uma nova contagem da população.
Questionários
O Censo 2010 terá dois tipos de questionários. O mais simples contém 15 perguntas e é direcionado à maioria dos cidadãos. Será necessário cerca de dez a 15 minutos para respondê-lo. Já o questionário do tipo amostra, aplicado apenas por parte das pessoas, terá mais de 100 perguntas e o tempo da entrevista será de 30 a 40 minutos.
