Uma operação nacional, realizada nesta quarta-feira (5), em nove estados, desarticulou uma organização criminosa especializada em estelionato e lavagem de dinheiro. A ação foi liderada pela Polícia Civil de Santa Catarina, com apoio das Polícias Civis de Tocantins, Pará, Goiás, Paraná, Maranhão, Bahia, Rio Grande do Sul e São Paulo. No total, foram cumpridos 31 mandados judiciais, com foco em atacar a estrutura financeira da quadrilha.
Operação Veritas Pecuniae mobiliza forças policiais em nove estados
A Operação Veritas Pecuniae foi resultado de uma investigação da Diretoria Estadual de Investigações Criminais de Santa Catarina (DEIC/PCSC), que identificou uma rede criminosa atuante em várias regiões do país. A ação envolveu:
- Cumprimento de 31 mandados judiciais
- Atuação simultânea em nove estados
- Apoio do Projeto I.M.P.U.L.S.E., vinculado ao Programa Nacional de Enfrentamento às Organizações Criminosas (Enfoc)
O objetivo: enfraquecer financeiramente as organizações criminosas
De acordo com Rodney da Silva, Diretor de Operações Integradas e de Inteligência da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), a operação buscou atacar diretamente a estrutura financeira da organização criminosa, inviabilizando sua capacidade de continuar operando. Esse é um dos principais focos do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Cooperação entre polícias fortalece combate ao crime organizado
A operação reforça a estratégia nacional de integração entre as forças policiais, com o apoio técnico e logístico da SENASP, por meio do Projeto I.M.P.U.L.S.E. Segundo os responsáveis, o uso da inteligência financeira é fundamental para enfraquecer a base econômica das organizações criminosas e impedir a continuidade das atividades ilícitas.