Priscila Alano
Tubarão
Os moradores do bairro Humaitá de Cima, em Tubarão, reclamam da sujeira dos terrenos baldios situados às margens da BR-101. Eles temem a proliferação de bichos e, consequentemente, doenças. Os lotes tornaram-se depósito de entulho e cemitério de animais. Os proprietários dos terrenos podem ser multados em R$ 1,8 mil por não manter o local limpo.
O auxiliar de serviços gerais Adilson Camila conta que, na última semana, jogaram um boi esquartejado à beira da estrada, causando um mau cheiro insuportável. “Abriram esta rua há pouco tempo, em função da duplicação da BR-101, e algumas pessoas transformaram os terrenos em lixão a céu aberto. Até animais mortos são depositados. Eu passo quase todos os dias aqui, para ir ao supermercado”, reclama Adilson. O morador pede para que os proprietários mantenham os terrenos limpos.
O secretário de serviços públicos da prefeitura, Fabiano Bitencourt, reconhece que a fiscalização é limitada, porém, alerta que falta conscientização por parte da população. Fabiano afirmou que desconhecia a situação no bairro Humaitá de Cima, e solicitará que os fiscais visitem o local. “Os proprietários dos terrenos serão notificados, e terão dez dias para limpar. Caso não cumpram, receberão uma multa. A população também precisa fazer a sua parte, pois há coleta de lixo nos bairros”, alerta Fabiano.
Serviço
A limpeza dos terrenos baldios deve ser realizada periodicamente. Denúncias ou solicitações para limpeza podem ser feitas na secretaria de serviços públicos, através do telefone 3621-9064.
