A Meta, empresa controladora do Instagram, Facebook e Threads, começou a utilizar nesta terça-feira (16) dados de usuários para treinar seus sistemas de inteligência artificial. A medida inclui conversas com a IA da empresa e informações públicas das plataformas, conforme atualização da política de privacidade anunciada em novembro.
Segundo a companhia, as interações com a IA também passarão a ser usadas para direcionar anúncios e sugerir posts e reels com base nos interesses de cada usuário.
O que muda com a nova política da Meta
Com as novas regras, passam a ser utilizados para treinar os modelos de IA:
Conversas dos usuários com a inteligência artificial da Meta;
Informações públicas, como postagens, fotos e comentários no Instagram e Facebook;
Dados públicos de perfis do Threads.
De acordo com a empresa, o objetivo é aprimorar o funcionamento da IA e tornar anúncios e recomendações mais alinhados aos interesses dos usuários.
A Meta já havia adotado prática semelhante em 2024, quando passou a usar conteúdos públicos das redes sociais para treinar seus sistemas de IA.
Questionamentos e atuação da ANPD
Na ocasião, a mudança foi alvo de críticas do Instituto de Defesa de Consumidores (Idec), que apontou falta de transparência e ausência de aviso prévio aos usuários.
Diante das reclamações, a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) chegou a suspender temporariamente a prática. Cerca de dois meses depois, o uso dos dados foi autorizado, após a Meta adotar medidas adicionais de transparência e comunicação.
Como impedir o uso dos seus dados para treinar a IA
A Meta afirma que os usuários podem se opor ao uso de suas informações públicas para o treinamento de inteligência artificial. O procedimento é opcional e pode ser feito online.
Passo a passo para impedir o uso dos dados
Acesse o formulário disponibilizado pela Meta;
Informe o e-mail vinculado à sua conta;
Clique em “Enviar”;
Se desejar, explique como o uso das informações afeta você.
Após o envio, a empresa encaminha um e-mail de confirmação informando que os dados do seu perfil e de contas vinculadas não serão utilizados para treinar a IA.
Segundo a Meta, quem já havia feito a solicitação anteriormente não precisa repetir o processo.

