O tubaronense João Carlos Bernardo Amaral, proprietário de uma empresa de uniformes, quase desistiu da atividade, quando, em 2017, sua fábrica pegou fogo. O incidente mudou completamente o rumo dos negócios e mesmo diante às dificuldades, o empresário deu a volta por cima e agora emprega 11 funcionários, além de ofertar serviço para terceirizados.
A história de João Carlos foi apresentada durante o lançamento do programa de Aceleração do Crescimento, o Acelera MEI, que visa ao desenvolvimento e fortalecimento de Microempreendedores Individuais (MEI). Uma plateia composta por cerca de 180 microempreendedores individuais acompanhou atenta os cases apresentados, bem como detalhes do programa, gratuito, que será ofertado pela prefeitura de Tubarão, por meio da secretaria de Desenvolvimento Econômico, com metodologias idealizadas pelo Sebrae/SC.
A microempreendedora Rosane Spolavori participou do evento de lançamento do programa e tem a intenção de ingressar no Acelera MEI. “Será uma importante fonte de conhecimento e um grande apoio, principalmente, porque as microempresas nem sempre dispõem de muitos recursos para investir em capacitação. Acredito que será uma ótima oportunidade para adequarmos os rumos do negócio, com foco no planejamento, para sabermos até onde podemos ir”, ressalta.
O secretário de Desenvolvimento Econômico de Tubarão, Giovani Bernardo, salienta que o programa é inédito no que se refere ao empreendedorismo. “Os que esses microempreendedores viverão será impactante para seus negócios. O MEI é apenas uma entrada do mercado, por meio do qual muitas outras podem ser abertas, por isso esperamos que todos aproveitem ao máximo essa oportunidade e se desenvolvam, o que trará crescimento para toda a economia da cidade”, observa.
Os microempreendedores que fizeram a inscrição na noite do lançamento ou pelo site já estão matriculados no programa que inicia no dia do próximo mês 5, com encontros semanais, até o dia 12 de novembro. O Acelera MEI conta com a parceria da Casa do Microcrédito, Sindicont (Sindicato dos Contabilistas de Tubarão e região), Senac e Ampe.

