Tubarão
Será definida, hoje, a presidência da Associação de Municípios da Região de Laguna (Amurel), às 10 horas, no auditório da entidade, em Tubarão. O provável candidato para este ano é o atual prefeito de Capivari de Baixo, Moacir Rabelo da Silva (PMDB).
Conforme acordo realizado entre os gestores municipais, no ano passado, a administração para os próximos três anos já estaria decidida, segundo as legendas partidárias.
No ano passado, quem comandou foi o Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), com Everaldo dos Santos. Em 2014, o Partido Progressista (PP), com Moacir, em 2015 a vez será do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) e, para 2016, a proposta é para o Partido dos Trabalhadores (PT), quando Olavio Falchetti deverá presidir.
“A decisão na escolha do meu nome já estava acertada, fato que somente será firmado na assembleia de amanhã (hoje)”, confirma Moacir.
No entanto, o prefeito de Gravatal Jorge Leonardo Nesi, também do PP, informa que o seu nome também estaria cogitado para assumir o cargo. “Estou à disposição. Fico na presidência se os prefeitos quiserem”, informa Jorge Leonardo.
Funções da associação

A finalidade da organização é ampliar e fortalecer a capacidade administrativa, tecnológica e social dos municípios que abrangem a Amurel, além de prestar assistência técnica, administrativa, realizar planejamentos locais e regionais.
A criação da entidade
O desconforto dos administradores municipais originou a necessidade de uma organização voltada, especialmente, para as pequenas cidades que necessitavam evoluir e encontravam barreiras na busca por melhorias para a população. Em 14 de agosto de 1971 foi fundada a Amurel. A primeira presidência foi do prefeito de Tubarão à época, Dilney Chaves Cabral.