Jaguaruna
A orientação aos motoristas em Jaguaruna sobre a forma correta de estacionar já surte resultados positivos. O trabalho realizado pela Polícia Militar, inclusive, tem refletido na redução de pequenos acidentes.
Apesar de existir uma lei federal que determina que o estacionamento em vias sem recuo seja lateral (paralelamente à via), em Jaguaruna era diferente até poucos dias atrás. Na prática, os motoristas optavam pelo estacionamento diagonal na área central da cidade.
Porém, o não cumprimento da legislação causava acidentes, em especial com ciclistas, deficientes e pedestres. O condutor deixava parte do carro em cima da pista e ocupava o calçada, o que comprometia a passagem das pessoas.
Segundo o sub-tenente Ronaldo dos Santos, chefe administrativo do 4º Pelotão da PM de Jaguaruna, a população está aceitando as medidas efetuadas e os acidentes diminuíram. “A insatisfação de alguns será recompensada com um trânsito mais organizado que atende às necessidades de todos”, declara o sub-tenente.
A partir de agora, quem estacionar de forma errada pode sofrer sanções – uma infração média, punível com multa e remoção do veículo. De qualquer forma, a PM continuará o trabalho de orientação, principalmente aos condutores de outros municípios.
Mapeamento da cidade e pintura correta
A transformação no trânsito de Jaguaruna chamou a atenção do poder público, que acenou positivamente. Em função disto, será feito o mapeamento da cidade, com a colocação de placas de sinalização e a pintura correta para o estacionamento. O município possui em torno de 10,5 mil veículos cadastrados na delegacia regional de trânsito e 17.291 habitantes. Desta forma, 80% da população possui automóvel.
O sub-tenente Ronaldo dos Santos, chefe administrativo do 4º Pelotão da Polícia Militar, pede a quem mora perto e com boas condições físicas que, se possível, desloque-se a pé ao trabalho. “Assim, abrimos vagas para que turistas e clientes possam estacionar seus automóveis e realizar suas compras com maior tranquilidade”, justifica.